UFPI aprova mais um programa de doutorado

10/12/2010 17:50

A Universidade Federal do Piauí comemora mais uma grande conquista em 2010 com a aprovação de mais um Doutorado. Foi aprovado na tarde desta sexta-feira (10) o Doutorado em Educação. A UFPI agora oferta quatro doutorados e 23 Mestrados. Em 2004 a universidade não mantinha nenhum curso de doutorado e ofertava apenas 9 cursos de mestrado. O novo doutorado será ofertado no Centro de Ciências da Educação (CCE) do Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina.

Para o reitor Luiz de Sousa Santos Junior esta é a grande resposta de que a política de ensino vem dando certo e trazendo ótimos resultados. "Essa nova conquista demonstra que tem sido cada vez maior o nosso empenho em contribuir com o desenvolvimento humano, científico e econômico do nosso estado. Eu aproveito para parabenizar os nossos professores pesquisadores e os nossos alunos dos cursos de pós-graduação e dizer que essa é a nossa meta: trabalhar cada vez mais para conquistar outros resultados como esse", destacou o reitor.

Segundo o reitor Luiz Júnior, a meta da Universidade Federal do Piauí é que em 10 anos a instituição chegue a 80 cursos de mestrados.  O reitor informou ainda que há mais três cursos em diligência já bem próximos de liberação.

De acordo com a professora Amparo Ferro, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, a chegada de mais um Doutorado na UFPI dá a instituição um status perante as demais instituições e a torna cada vez mais competitiva. "Nós temos uma demanda muito grande por cursos de pós-graduação e a aprovação de mais um programa de doutorado terá uma grande repercussão, já que, por exemplo, o estado vizinho do Maranhão não tem. Essa é uma vitória do CCE e também de toda a comunidade", disse a professora Amparo Ferro.

Dos 23 mestrados ofertados pela UFPI, três deles são do interior, sendo dois no Campus Professora Cinobelina Elvas de Bom Jesus e um no Campus Ministro Reis Veloso em Parnaíba, com o seu primeiro mestrado em quase quarenta anos de fundação.

Nas próximas semanas serão divulgadas mais informações do novo curso de Doutorado com número de vagas e o período de seleção.