CT dobra de tamanho para oferecer os cursos mais promissores do país

14/12/2010 11:46

A Engenharia é um dos setores que mais crescem no país. A demanda por engenheiros e profissionais que possam acompanhar o crescimento do país e do estado em obras, sejam públicas ou particulares, cresce a cada dia. De acordo com dados do Conselho Regional de Engenharia, já faltam engenheiros no mercado piauiense. Para suprir essa demanda, a Universidade Federal do Piauí tem investido nos cursos de Engenharia e passou a oferecer desde o ano passado os cursos de Engenharia de Produção, Mecânica e Elétrica através do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

Para oferecer a melhor formação para os futuros engenheiros, o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (CT/UFPI) dobrou de tamanho. Até 2004, o CT possuía 4.199,52m² de área construída, para atender aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Agrimensura. Com a implantação das novas Engenharias, cada uma delas ganhará, até o proximo ano, um bloco próprio, todo equipado com o que há de mais moderno em salas de aula, laboratórios e equipamentos.

Grua dá mais agilidade e rapidez às obras do CT

Para o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, "A UFPI passou quinze anos oferecendo apenas Engenharia Civil, Arquitetura e Engenharia de Agrimensura. Com esses novos cursos nós demos um salto enorme de qualidade para formação de profissionais. Os estados que investiram em cursos como esses, que estão estreitamente ligados ao desenvolvimento, cresceram muito mais porque têm suporte para garantir esse crescimento. Com os novos blocos, o Centro de Tecnologia terá mais que dobrado de tamanho. Isso é apenas uma prova de onde a UFPI está chegando", disse Luiz Júnior.

Para o coordenador do curso de engenharia elétrica, Magnaldo de Sá Cardoso, os investimentos já estão sendo sentidos. "Tudo melhorou, inclusive a concorrência para os cursos de Engenharia. Hoje são mais concorridos porque as pessoas entenderam que oferecemos cursos de qualidade. A auto-estima dos alunos hoje é outra. O CT é antes e depois do Reuni", disse o coordenador.

O Bloco de Engenharia Elétrica está em funcionamento desde março

Ele informa que o bloco S1 (Engenharia Elétrica) foi inaugurado em março de 2010 e, em 2011, serão inaugurados mais dois blocos, o S2 (Engenharia de Produção) e o S4 (Engenharia Mecânica), além da obra de reforma e ampliação das passarelas que dão acesso e interligam todos os blocos do CT. As obras já entregues e as que estão em andamento no CT , através do REUNI, somam no total 6.531,43m² de área construída, e em 2011, quando a UFPI entregar as obras dos blocos S2, S4 e a ampliação da passarela, o CT vai ter mais do que dobrado de tamanho. Em apenas 5 anos, a obras em andamento no CT representam um aumento de 156% em relação à área construída que havia em 2004.

Ao todo, foram investidos R$ 7.015163,77 na expansão do CT, esse valor inclui a construção do bloco de Laboratórios e do bloco S1, ambos entregues em 2010, e os Blocos S2 e S4, que serão entregues em 2011. Além de construir 6.531,43m², a UFPI reformou e está reformando 2.147,17m², incluindo o prédio da administração do CT e a passarela, obra estimada em R$ 239.322,28.

A passarela interligará todos os blocos do Centro de Tecnologia

Magnaldo Cardoso e o Reitor Luiz Júnior em frente à obra do bloco S 2

Imagem aérea do Centro de Tecnologia

A estrutura da passarela que interligará os blocos já está erguida