PSIU 2010 segue até quarta

07/12/2010 19:21

Está chegando a hora da Universidade Federal do Piauí selecionar os seus novos alunos para o ano de 2011, através do Programa Seriado de Ingresso na Universidade (PSIU 2010). A partir do dia 12, até o dia 15 de dezembro, 26.476 candidatos estarão disputando as 2.893 vagas disponibilizadas para o PSIU 2010. A UFPI abriu 5.786 vagas para os alunos que desejam ingressar na universidade em 2011, metade será preenchida através do ENEM, e a outra metade através do PSIU Geral e PSIU 3ª Etapa.

A Comissão Permanente de Seleção (COPESE) já está terminando de organizar todos os detalhes para a realização do certame. Segundo o presidente da COPESE, Profº Gilvan Lima, o PSIU 2010 vai contar com a colaboração de cerca de 2.500 pessoas, dentre elas professores, servidores, alunos, seguranças da UFPI, além do apoio da Polícia Militar e Polícia Federal. As provas do PSIU 2010 serão realizadas em todos os campi da instituição. São 44 centros de aplicação de prova distribuídos em 5 cidades: Teresina (28), Parnaíba (05), Picos (07), Bom Jesus (01) e Floriano (03).

A segurança é uma das grandes preocupações da COPESE para o PSIU 2010, por conta disso, em todos os centros de aplicação de prova haverá a presença de detector de metais e rastreador eletrônico (que identifica emissão de sinal de celular). O Profº Gilvan Lima recomenda que os candidatos levem para as salas de aplicação de prova apenas caneta, cartão de inscrição e algum documento oficial com foto. Celulares, relógios ou qualquer equipamento eletrônico que estiver com o candidato será recolhido na entrada da sala, guardado em sacos lacrados e devolvido somente na saída da prova.

Os alunos que forem flagrados portando algum equipamento eletrônico, durante o horário de realização da prova, serão eliminados. Por conta disso, a COPESE recomenda que os estudantes não levem esses equipamentos no dia da realização das provas. Outra atitude que a COPESE vai adotar para combater as fraudes é a tomada de impressões digitais dos candidatos, que será feita de forma aleatória, em um dos dias de realização do certame. Todas essas medidas têm como objetivo manter a lisura do processo e garantir igualdade de condições para todos os concorrentes. O Profº Gilvan Lima informa que no ano passado, cerca de 5% dos candidatos foram eliminados por estarem portando equipamentos eletrônicos.

O PSIU 2010 avisa em edital que não é permitido o porte de arma nos locais de prova, mesmo no caso de o candidato ser policial, ou tiver porte legal de arma. Se isso for constatado, o  candidato será eliminado do certame. O Prof° Gilvan lembra que um caso como esse ocorreu recentemente no vestibular da UESPI, onde um policial, que realizava o vestibular da instituição, foi eliminado por conta de estar portando arma durante a realização da prova.

Outra medida importante que deve ser tomada pelo candidato é a de chegar com pelo menos uma hora de antecedência ao local de realização das provas, que terão início às 08:00h, horário local. A COPESE informa que o candidato somente poderá realizar as provas do PSIU 2010, mediante a apresentação de algum documento oficial com foto, original. Não sendo aceitos, boletim de ocorrência (em caso de perda ou roubo de documentos), certidão de nascimento, carteira de estudante ou fotocópia autenticada de documentos.

O período para impressão do cartão de inscrição do PSIU 2010 no site da COPESE foi de 01 a 16 de novembro, esse prazo foi prorrogado até o dia 24 de novembro, mas como muitos alunos ainda não tinham feito a impressão do cartão, a COPESE reabriu o sistema. O aluno poderá imprimir o seu cartão de inscrição até a sexta-feira (10), acessando o site da COPESE, depois disso o sistema será fechado e não haverá mais como reimprimir o cartão.

A UFPI registrou a inscrição de 26.476 candidatos ao PSIU 2010, que estão concorrendo a 2.893. A quantidade de inscritos ficou dividida assim entre os campi da UFPI: Teresina - 16.938 candidatos; Picos - 3.560 candidatos; Parnaíba - 3.193 candidatos; Floriano - 1.783 candidatos; Bom Jesus - 1.002 candidatos. O curso mais concorrido foi o de Medicina que teve 2.101 candidatos inscritos para 40 vagas e concorrência de 52,52. O menos concorrido foi Zootecnia, em Bom Jesus, que teve 70 candidatos inscritos para 50 vagas e concorrência de 1,4. A data prevista para o anúncio do resultado do PSIU 2010 é dia 24 de janeiro de 2011.

Esse ano, assim como no ano passado, 20% das vagas do PSIU estão reservadas para o sistema de cotas, para quem cursou o ensino fundamental e médio integralmente em escola pública. A UFPI também vai dar atendimento diferenciado aos portadores de necessidades especiais, ao todo foram registrados 26 pedidos de atendimento especial, sendo 23 em Teresina, 02 em Picos e 01 em Parnaíba. A solicitação de atendimento especial é pedida pelo candidato no ato da inscrição, que especifica qual a sua necessidade. A UFPI registrou pedidos como sala especial com enfermeira, acompanhamento de leitor copista, prova ampliada, tradutor intérprete em LIBRAS e necessidade de rampas de acesso, todas as solicitações serão devidamente atendidas.

Sobre o choque de datas entre o PSIU e o ENEM, o Profº Gilvan Lima afirma que não compete à UFPI modificar a data do vestibular. "O candidato deverá optar pelo que ele achar melhor. Além disso, o PSIU 2010 vem sendo planejado desde abril desse ano e temos quase 26.500 alunos inscritos, a quem devemos respeitar", finaliza o professor.

Cursos mais concorridos por Campi:

Teresina: Medicina - 52,52

Parnaíba: Psicologia - 15,86

Picos: Administração/noturno - 11,88

Floriano: Enfermagem - 8,92

Bom Jesus: Bacharelado em Ciências Biológicas - 7,24

Clique aqui para conferir a concorrência do PSIU 2010

Para acessar o link de impressão do cartão de inscrição clique aqui

Juarez Oliveira - Coordcom UFPI