UFPI irá formar sua primeira de turma de Zootecnia

07/12/2010 16:33

A Universidade Federal do Piauí irá formar em janeiro de 2011 a sua primeira turma de Zootecnia. Três formandos tiveram, recentemente, suas inscrições aprovadas para o Mestrado em Ciência Animal, do Campus Ministro Petrônio Portela (Teresina). O curso de Bacharelado em Zootecnia é ministrado no Campus Cinobelina Elvas em Bom Jesus. A solenidade de colação de grau está marcada para o dia 4 de janeiro.

O aluno Alan Oliveira do Ó foi aprovado em primeiro lugar na linha de pesquisa Melhoramento genético, Preservação, Etologia e Adaptabilidade Climática De Animais de Interesse Econômico, da área de Produção Animal. Aurino de Araujo Rego Neto obteve sua aprovação na mesma linha de pesquisa. Já Genilson Bezerra de Carvalho conseguiu ser selecionado através da linha de pesquisa Exigências Nutricionais e Avaliação de Alimentos para Ruminantes e Não Ruminantes, da mesma área de concentração.

O curso de Zootecnia foi criado em 2006, sendo uma das ações de expansão da UFPI. A criação do curso no Campus de Bom Jesus veio a atender uma forte demanda na região Sul do Piauí, caracterizada como uma região voltada para o agronegócio. "Essa é uma região onde a caprinocultura, ovinocultura e a produção de grãos são atividades muito fortes. E para o zootecnista esse cenário tem uma perspectiva muito boa já que a demanda aqui no Estado é cada vez mais crescente", disse o professor José Lindenberg Rocha Sarmento, diretor do Campus de Bom Jesus.

De acordo com o professor o Curso de Zootecnia da UFPI foi um dos mais procurados pelos candidatos da região Sudoeste do Brasil que tentaram a seleção pelo SiSu (Sistema de Seleção Unificada). Já entre os candidatos do PSIU (Programa Seriado de Ingresso na Universidade) o curso ficou entre os menos concorridos. Em todo o Brasil existem atualmente 73 cursos de Zootecnia, sendo 39 criados somente nos últimos seis anos.

A premissa na profissão do zootecnista é a produção animal com foco na produção com qualidade de baixo custo. Para tanto o profissional trabalha vários fatores relacionados a esta reprodução como a nutrição, comportamento, sanidade e melhoramento genético. O curso é o mais recente no campo da ciência animal, diferente de Agronomia (Produção Vegetal) e Veterinária (Saúde Anima).

Em relação às expectativas da área, segundo previsão da FAO (Food and Agriculture Organization), até o ano de 2015 haverá necessidade de se dobrar a quantidade de carne produzida, atualmente na ordem de 258 milhões de toneladas. Para os países em desenvolvimento, até 2020, esperam-se incrementos anuais na ordem de 1,8 e 3,3% para carne e leite, respectivamente. Esses números são ao mesmo tempo espetaculares e assustadores e tudo isso leva a crer que a Zootecnia, como a ciência da produção animal, irá liderar o setor pecuário.