CEAD formou 3 Turmas de Administradores em Parnaíba

06/12/2010 15:14

O Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou no  último dia 26 de novembro de 2010, no Campus Ministro Reis Veloso da UFPI, em Parnaíba, a Colação de Grau de três turmas do Curso de Bacharelado em Administração - Projeto Piloto - dos Polos de Apoio Presencial de Esperantina, Parnaíba e Piripiri. Ao todo, 36 alunos receberam a outorga de grau em Administração.

Durante a cerimônia estiveram presentes o Reitor da UFPI, professor Dr. Luiz Júnior, o Diretor Geral do CEAD, professor Dr. Gildásio Guedes, a Coordenadora Pedagógica do Curso de Administração e representante da coordenação do curso, professora Francisca de Jesus Cardoso, o paraninfo das turmas de Administração, Silvio Leite e demais professores homenageados.

Além das três turmas de formandos do Curso de Administração, modalidade Educação a Distância, também recebiam o título de graduação os estudantes do curso presencial de Bacharelado em Teologia da UFPI. Durante o evento, o estudante do CEAD do Polo de Esperantina, Luiz Marques Trindade Ferreira fez o discurso representando todas as turmas de formandos. Durante o discurso afimou a importância daquele momento na vida dos graduandos.

Da esquerda para direita, o Diretor do Campus de Parnaíba, José Duarte Baluz; a Coordenadora Pedagógica do Curso de Adm. Piloto, Francisca de Jesus Cardoso; o Diretor do CEAD, Gildásio Guedes e o Reitor da UFPI, Luiz Júnior

O Paraninfo do curso de Administração, o Secretário Estadual de Turismo, Silvio Leite, destacou a importância de novos gestores e administradores para o desenvolvimento da região, sobretudo no turismo. O Secretário recomendou aos formandos que eles prezem por uma qualificação permanente e que tenham seus certificados de conclusão como prova da competência técnica.

O Reitor da UFPI, Luiz Júnior, em seu discurso fez um histórico da evolução da Educação a Distância, desde a criação do Laboratório de Educação a Distância da UFPI, em parceria com o professor Gildásio Guedes, até a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Piauí, através da parceria com outras Instituições de Ensino Superior do estado e com o Banco do Brasil. Além disso, ele ressaltou o crescimento que a Universidade Federal do Piauí vem alcançando nos últimos anos e citou o exemplo de Parnaíba. "Em 2006, aqui em Parnaíba, nós não tínhamos nenhum professor doutor, hoje temos 30 doutores, produzindo pesquisas. Antes nós não tínhamos em Parnaíba nenhuma patente, hoje temos patentes, no plural, patentes registradas", argumenta.

Luiz Júnior destacou, ainda, o crescimento da própria UAB no estado, "O Projeto Piloto foi inicialmente financiado pelo Banco do Brasil. Hoje estamos oferecendo vários cursos com financiamento próprio". O Reitor ressaltou a proposta da Educação a Distância no Piauí. "Temos 50 mil professores da rede pública sem qualificação e a Universidade Aberta tem o compromisso de oferecer cursos de Licenciatura para qualificar esses profissionais e a comunidade em geral", finaliza.

As próximas formaturas do Projeto Piloto do Curso de Bacharelado em Administração seguem a sequência:

Dia 09 de dezembro - Teresina - 106 alunos
No mês de Janeiro - São Raimundo Nonato - 27 alunos