Governador Wilson Martins visita instalações do Hospital Escola da UFPI

06/12/2010 12:17

O Hospital Escola da Universidade Federal do Piauí recebeu na manhã desta segunda-feira (6) o governador Wilson Martins que foi acompanhado pelo reitor Luiz de Sousa Santos Júnior em uma visita às instalações do hospital que tem previsão de ser inaugurado ainda esse ano, com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva. A reunião também contou com a presença do Deputado Federal Átila Lira, o diretor geral do HE, Prof° José Lages Monte e do Prefeito Universitário, Francisco de Brito Monteiro.

Reitor Luiz Júnior recebe Wilson Martins e Átila Lira em sua sala

Durante a visita o reitor apresentou ao Governador as salas de cirurgias Buco-maxilo-facial, o espaço de saúde da Mulher, a sala de Hemodinâmica, as UTIs, além das salas de isolamento e de internação.

Luiz Júnior, Wilson Martins e José Lages Monte percorrem os corredores do HE

Nas obras de requalificação, conclusão, climatização e aquisição de equipamentos do Hospital Escola, foram investidos mais de R$ 60 milhões, recursos destinados pelos Ministérios da Educação. O Reitor Luiz Júnior enfatizou que o HE foi pensado para ser um hospital de ponta, que contará com cerca de 1200 servidores e com equipamentos modernos de última geração, grande parte deles já adquiridos. "O que está faltando é a definição do MEC sobre como será feito o concurso público, mas temos a certeza de que isso será resolvido muito brevemente. Precisamos de mais 1111 servidores para que o HE comece a funcionar na sua plenitude", destacou o reitor Luiz Junior.

O Reitor explica para Wilson Martins toda a funcionalidade do HE

O Governador ficou impressionado com o que viu. "Dá orgulho de ver uma obra com essa magnitude. Deus permitiu que Lula e o Reitor Júnior pudessem trabalhar para concluir um hospital como esse, com tecnologia de ponta. Como pudemos ver, esse é um hospital que prima pela qualidade, tudo foi pensado em detalhes, desde o piso ao teto, a humanização, as áreas verdes e a iluminação. Um hospital como esse não deixa nada a desejar aos hospitais dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e aos grandes hospitais do Brasil", disse Wilson Martins.

Reitor destacou que em breve os últimos acertos serão feitos para a inauguração do HE

O Hospital Escola da Universidade Federal do Piauí contará com 21 leitos de UTI, 10 salas para cirurgias de alta complexidade, 04 salas para pequenas cirurgias, 03 salas para cirurgias odontológicas, 19 salas para exames especializados, 12 salas para análises clínicas e patológicas, 213 leitos para internação (com capacidade para 3 ou 5 pacientes cada), além de 54 consultórios e 03 salas para discussão de casos, voltados à prestação de serviços médicos e ao ensino teórico/prático nas ciências da saúde.

O atendimento de alta complexidade que o Hospital Escola da UFPI vai oferecer exige equipamentos de alto custo, como Tomógrafo, aparelho de Endoscopia e de Hemodinâmica, que foram recentemente adquiridos. Para o Diretor Geral do HE, José Lages Monte, com a aquisição desses equipamentos, além da sociedade, os alunos dos cursos de saúde também serão bastante beneficiados, pois vão estar em contato com o que há de mais moderno na sua área.

O reitor Luiz Júnior explicou que o financiamento do hospital será através dos ministérios da Saúde e Educação. "O financiamento do hospital, especialmente o custeio será garantido por ser um Hospital Escola. Será financiado como mais um dos quarenta e nove hospitais escola do país", disse. Ele informou ainda que está agendando para a próxima semana, juntamente com o Governador Wilson Martins, uma viagem à Brasília para tratar da questão do Concurso Público para o HE. Após a visita ao HE, o Reitor apresentou ao governador as obras de construção dos novos blocos do Centro de Tecnologia (CT) da UFPI. No CT estão sendo construídos 3 novos blocos, para abrigar os cursos de engenharia elétrica, mecânica e de produção, além da ampliação da passarela que dá acesso e interliga todos os blocos.

O reitor Luiz Junior também apresentou ao governador as obras do Centro de Tecnologia