I Seminário de Assistência Estudantil segue até sexta (03)

02/12/2010 12:14

Teve início na manhã desta quinta-feira (02/12) e segue até amanhã (03/12), no auditório do Centro de Tecnologia - CT -, o  I Seminário de Assistência Estudantil e Inclusão Social da Universidade Federal do Piauí - UFPI. A abertura do evento contou com a presença do Reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Nadir do Nascimento Nogueira, da Pró-Reitora de Extensão, Maria da Glória Carvalho Moura e da Profª Maria do Socorro Pires e Cruz, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

O Reitor Luiz Júnior com as Pró-Reitoras Glória e Nadir e as Professoras Raquel e Socorro

Durante o evento, a Profª Drª Raquel Nunes da Cunha, Decana de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília - UnB -, proferiu a palestra "Assistência Estudantil no Contexto da Expansão e Reestruturação das IFES", sob a coordenação da Pró-Reitora Nadir Nogueira. Além da palestra da Profª Raquel Nunes, os participantes do Seminário puderam assistir a apresentação do Grupo Bossa Nova da UFPI. Com o objetivo de gerar inclusão para todos os públicos, as palestras do evento contam com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

Grupo Bossa Nova da UFPI se apresentou na abertura do Seminário

No evento, o Reitor Luiz de Sousa Santos Júnior abordou a abrangência da assistência estudantil na UFPI, que atende mais da metade dos alunos, e fez questão de lembrar que os Restaurantes Universitários da UFPI estão presentes em quase todos os campi da instituição, sendo que em março será inaugurado o RU em Picos e que em Floriano o RU já está com o projeto aprovado e o dinheiro liberado. Além disso, ele lembrou que a UFPI apóia a permanência dos alunos na graduação, mas que não se pode admitir que eles passem 10, às vezes 15 anos para terminar seus cursos, gerando ônus para os cofres públicos. "Cada aluno da UFPI custa em média R$ 10 mil por ano, então temos que fazer valer esse investimento. Temos de incentivar esses alunos a terminarem seus cursos, ou conseguir uma maneira de aproveitar o tempo em que eles ficam na UFPI, utilizando a nossa estrutura", conclui o Reitor.

O Reitor fala dos avanços da UFPI na assistência estudantil

A Pró-Reitora Nadir Nogueira, que abriu o evento, enumerou os dois motivos principais para a implantação das políticas de assistência estudantil na UFPI, "dar condições de acesso e permanência aos alunos na UFPI e tornar a Universidade mais inclusiva para os portadores de necessidades especiais". A professora reafirmou que atualmente 51% dos estudantes da UFPI recebem algum tipo de assistência estudantil e que a situação atual da assistência estudantil na UFPI é digna de comemoração. "A UFPI está de parabéns, não só na democratização do acesso à Universidade, mas também na assistência aos alunos", finaliza.

O evento contou com a presença de alunos e professores da UFPI

Para o estudante Edivan Carvalho Soares, graduando em Geografia, a assistência da UFPI foi essencial para que ele pudesse permanecer na Universidade e ter condições de concluir a graduação. Morador da Residência Universitária desde 2007, Edivan Carvalho, tem moradia e alimentação por conta da UFPI e afirma "meus únicos gastos são com vale transporte e com produtos pessoais". Além de lhe oferecer moradia, a Residência Universitária foi importante na sua vida acadêmica, pois "a convivência com os outros moradores foi essencial para que eu direcionasse meus estudos para a pesquisa e a participação em eventos científicos, e quando terminar meu curso eu quero fazer uma Pós-Graduação na área".

O formando Edivan Carvalho é um dos beneficiários dos programas de assistência da UFPI

O evento segue com programação durante todo o dia de hoje (02/12) e se encerra amanhã (03/12), com palestras pela manhã e à tarde, além de debates e apresentações culturais. Confira aqui a programação completa.

Juarez Oliveira - Coordcom UFPI