Departamento de Enfermagem da UFPI tem nova Chefia

01/12/2010 18:33

Na tarde desta quarta-feira (01), o auditório Carlota Lina V. Melo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), foi palco da solenidade de posse da chefe e da sub-chefe do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, para o biênio 2010/2012. A chefia do curso conta agora os nomes de Maria do Livramento Figueredo Fortes (chefe), e Lucimar Ramos Ribeiro Gonçalves (sub-chefe).

Maria do Livramento recentemente presidiu a comissão de seleção do mestrado em Enfermagem e integra o Conselho Departamental. Quanto a decisão de ser chefe de departamento, a recém empossada revelou: "devo à UFPI a minha formação como enfermeira, a qual possibilitou uma excelente trajetória profissional. Decidi, então, dar minha parcela de contribuição à construção da Enfermagem dos nossos sonhos". E finalizou agradecendo "a todas as pessoas que contribuíram com o curso de Enfermagem", agraciando o público presente com um belo vídeo sobre a importância de um sorriso.

Professora Maria do Livramento resgatou um pouco da história dos 37 anos de curso

Em seu discurso, a atual chefe de departamento, Inez Sampaio Nery, citou algumas realizações da gestão, como a organização e a participação do curso em eventos de Enfermagem, o aumento das produções científicas - inclusive com premiações-, reforma do bloco de Enfermagem, concurso para professores, inauguração de galeria de fotos, dentre outras. "Parece que foi ontem, foi tudo muito rápido. Quando assumimos a chefia do departamento, sempre trabalhamos em equipe, uma parceria que deu certo. Fizemos um plano de meta para gestão, juntamente com professores, alunos e funcionários", disse.

Professora Inez Sampaio esteve a frente da chefia de 2007 a 2010

O primeiro vestibular realizado para o curso de Enfermagem foi em janeiro de 1973, vindo a ter seu funcionamento autorizado no ano seguinte e a ser reconhecido pelo MEC em 1978. Por mais de duas décadas, foi o único curso de enfermagem em nível superior no Piauí. Hoje, o Departamento de Enfermagem tem em seu quadro 12 doutores, 12 mestres - sendo que destes sete estão fazendo doutorado - e ainda pretende realizar, o mais breve possível, concurso para aumentar seu quadro de docentes.

A mesa foi composta por:
• Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Profº Ms. Antônio dos Santos Rocha Filho
• Atual Chefe de departamento Profª Drª Inez Sampaio Nery
• Atual Sub-Chefe Profª Drª Maria Helena Barros A. Luz,
• Coordenadora do curso Profª Drª Fernanda Valéria S. D. Avelino
• Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Profª Drª Telma Evangelista
• Chefe eleita Profª Drª Maria do Livramento Figueredo Fortes
• Sub-Chefe eleita Profª Ms. Lucimar Ramos Ribeiro Gonçalves
• Representante dos estudantes Willkslaine Paixão

Professora Livramento recebe flores como homenagem dos servidores, representados por Monica Cavalcante.