I ENID teve grande participação de professores e alunos

01/12/2010 17:29

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), encerrou hoje (01/12) o I Encontro de Iniciação à Docência da UFPI - I ENID -, que tinha como tema: "A formação de professores para o ensino e a pesquisa: a aprendizagem do ofício através da prática reflexiva". O evento foi realizado durante os dias 29 e 30 de Novembro e encerrado hoje, 1° de Dezembro de 2010. Participaram do evento, alunos, professores supervisores das escolas públicas e professores coordenadores da UFPI dos campi de Teresina, Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano, além das cidades de Oeiras e Jaicós.

A Profª Maria Rejane Lima Brandim, coordenadora de área Ciências Biológicas do PIBID/UFPI, em Parnaíba, informa que 49 alunos do campus Ministro Reis Veloso participaram do evento, além de 6 professores supervisores das escolas púbicas de Parnaíba. "O PIBID foi implantado nos campi do interior esse ano. Em Parnaíba temos 49 alunos bolsistas das três licenciaturas oferecidas no campus, Pedagogia, Matemática e Biologia, que trabalham o programa em 4 escolas diferentes", afirma a professora. Maria Rejane informa ainda que, nas escolas, os bolsistas desenvolvem atividades prático-pedagógicas, com o intuito de melhorar a qualidade da educação básica e de incentivar os estudantes a seguirem a carreira docente.

O PIBID/UFPI, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Piauí, está em execução desde fevereiro de 2009, quando contemplava 54 bolsistas e funcionava apenas em Teresina, em duas escolas. Atualmente o programa atende um total de 258 bolsista,s em todos os campi da UFPI e atua em 18 escolas conveniadas em Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus e também em Oeiras e Jaicós, com o PROCAMPO (onde é ministrada a disciplina Educação do Campo). A Profª Jasmine Malta, coordenadora da área de Letras do PIBID/UFPI, enumera as disciplinas que são trabalhadas no programa: Biologia, Ciências da Natureza, Educação do Campo, Ciências Sociais, Matemática, Pedagogia, Educação Física, Física, História, Letras, Pedagogia, Química e Geografia.

A Profª Mônica Maria Castro, coordenadora de área Física do PIBID/UFPI, em Teresina, e uma das organizadoras do I ENID, afirma que esse encontro serve para avaliar e socializar as atividades do programa, além de servir para trocar experiências entre os bolsistas, os supervisores das escolas públicas e os coordenadores da UFPI, assim como os palestrantes, que vêm de fora. No evento aconteceram duas palestras, da Profª Drª Tânia Magalhães (coordenadora da Diretoria de Educação Básica da Capes) e da Profª Drª Isabel Maria Sabino de Farias (UECE), com o tema "Formação de Professores para o Ensino e a Pesquisa".

Mônica Castro explica ainda que os alunos bolsistas são acompanhados nas escolas por supervisores, que são professores que ministram a disciplina naquela escola e que esses supervisores são coordenados por professores da UFPI. A estudante do 6° Período de Licenciatura em Química, Mariane Gomes de Lima, é bolsista do PIBID/UFPI desde agosto de 2010 e afirma que a sua participação no programa foi fundamental para que ela despertasse o interesse pela docência. Ela desenvolve o programa na Escola Municipal Joca Vieira, através de monitoria e projetos extra-classe, como a análise de água do Rio Poti e outras experiências práticas. Com sua participação, ela disse que aprendeu a lidar melhor com os alunos e que agora se sente "mais incentivada para dar aula, no meu caso eu já estava meio distante da sala de aula, pois trabalhei muito tempo com a iniciação científica".