UFPI participa do I Encontro da Sociedade de Arqueologia Brasileira

01/12/2010 08:56

Professores e alunos da Universidade Federal do Piauí participaram ativamente do I Encontro Regional Nordeste da Sociedade de Arqueologia Brasileira, ocorrido entre os dias 24 e 26 de novembro de 2010. No evento, a caravana da UFPI contribuiu com 20% das comunicações orais e dos pôsteres apresentados que divulgaram resultados das pesquisas desenvolvidas pelos professores e alunos da Graduação em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre.

Entre as sessões temáticas, nas quais as comunicações orais ocorreram, duas foram coordenadas por professores da UFPI: a Profª Jacionira Coêlho Silva  juntamente com a Profª Marcélia Marques (da Universidade Estadual do Ceará), a Sessão Temática Arqueologia e Materialidade: Novos Olhares, Saberes e Discursividades, enquanto a Profa. Maria Conceição Soares Meneses Lage e o Prof. Luis Carlos Duarte Cavalcante coordenaram, em parceria com o Profº. José Domingos Fabris (da Universidade Federal de Minas Gerais), a Sessão Temática Arqueometria e Conservação de Arte Rupestre.

No transcorrer do Encontro Científico foram lançadas as duas últimas edições da revista Clio Arqueológica (B1 pela avaliação da CAPES), nas quais foram publicados 3 artigos de professores do Curso de Arqueologia. Um desses artigos, intitulado "Análise dos Registros Rupestres e Levantamento dos Problemas de Conservação do Sítio Pedra do Atlas, Piripiri, Piauí," contém a divulgação dos resultados da Iniciação Científica Voluntária do aluno Pablo Roggers Amaral Rodrigues, desenvolvida entre agosto de 2009 e julho de 2010, sob a orientação do Prof. Luis Carlos Duarte Cavalcante. E "A Restauração do Sítio Arqueológico Pedra do Castelo", apresenta os resultados das intervenções de conservação realizadas na Pedra do Castelo, no município de Castelo do Piauí, sob a coordenação da Profª. Maria Conceição Soares Meneses Lage.