Encerra nesta quarta I Encontro de Iniciação a Docência do Pibid

30/11/2010 17:14

A Universidade Federal do Piauí está realizando I Encontro de Iniciação a Docência do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). O evento que teve inicio na segunda-feira (29), segue até quarta-feira (1º). O encontro está sendo realizado simultaneamente no Cine Teatro da UFPI e no Espaço Rosa dos Ventos, reunindo os participantes e coordenadores do Pibid. Estão participando estudantes e professores de diversos campus da UFPI, como Floriano, Picos, Parnaíba, Oeiras e Bom Jesus.

Professores e estudantes de vários campus estão participando do evento

O PIBID é um programa que visa inserir futuros professores  do ensino médio e fundamental na docência, aliando os estudos acadêmicos com a prática. Podem participar do programa estudantes que tem 25% da carga horária atingida nos curso de Licenciatura, como Pedagogia, Letras, Geografia, História, Física, Matemática e Biologia.

A Professora Ana Lúcia, uma das organizadoras do encontro, destaca o objetivo do evento, no qual os estudantes inseridos no programa apresentaram pôsteres com trabalhos nas suas respectivas áreas. "Estamos socializando a aplicabilidade do programa, que já tem 2 anos de existência, além de desenvolvermos novas técnicas de ensino através da troca de conhecimento realizada entre os bolsistas do programa", afirma a professora.

Professora Ana Lúcia, uma das organizadoras do Encontro

Carla Lamara de Sousa, acadêmica de pedagogia, opina sobre a participação no PIBID e sobre a importância do evento. "O encontro é uma troca de experiências entre os participantes do PIBID nas cidades do Piauí, sendo um momento de intercâmbio. É gratificante participar de um programa em que conheço a prática docente antes mesmo de me formar, é uma oportunidade de saber o que é preciso melhorar na didática de ensino", explica a estudante.