Curso de Medicina realiza neste sábado Curso de Atualização em HIV/AIDS

26/11/2010 17:13

O comitê local UFPI da International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMSA-Brazil) e a Sociedade de Infectologia do Piauí realizam neste sábado (27) o Curso de Atualização em HIV/AIDS, evento que tem como objetivo discutir a temática, com a participação de profissionais de renome indubitável para guiar a discussão com estudantes e outros profissionais. O evento irá acontecer das das 8h às 18h, no auditório do CCS/UFPI (ao lado do HGV).

O curso está sob coordenação do Dr. Kelsen Dantas Eulálio. Participarão do curso os professores da UFPI Dr. Walfrido Salmito de Almeida Neto, Dra. Elna Joelane Lopes da Silva do Amaral, Dr. Gilvan Carvalho, Dra. Amparo Salmito e a Dra. Dorcas Lamounier Costa

O curso é uma prévia do dia mundial de combate a AIDS, que é celebrado no dia 1º de dezembro. A epidemia da infecção pelo HIV e da AIDS constitui fenômeno global, dinâmico e instável, cuja propagação revela as múltiplas dimensões de suas significativas transformações epidemiológicas. Nesse sentido, a difusão do conhecimento é de inquestionável importância.

Este ano em Teresina foi registrado um aumento no número de casos da doença. Os dados apontam para pelo menos três pessoas infectadas por dia na capital piauiense. De 1986 a 2009 foram registrados 2.534 casos de AIDS entre a população piauiense e 958 não residentes. O maior registro é no sexo masculino (1.811), seguido pelo sexo feminino, com 723 casos. O maior índice é na idade entre 20 e 34 anos. No Piauí, para cada três homens infectados há uma mulher infectada. Os dados são do Sistema de Notificação de Agravo da Secretaria de Saúde do Estado.

Confira abaixo a programação:

Diagnóstico Laboratorial da infecção por HIV - Dra. Elna Joelane Lopes da Silva do Amaral

Terapia antirretroviral - Dr. Walfrido Salmito de Almeida Neto

HIV/AIDS: Profilaxia pós-exposição - Dr. Kelsen Dantas Eulálio

Reprodução Assistida para Pessoas Vivendo com HIV/AIDS - Dr. Kelsen Dantas Eulálio

HIV/AIDS: Manejo das co-infecções - Dr. Gilvan Carvalho

Epidemiologia da infecção por HIV/AIDS - Dra. Amparo Salmito