Brasil Brasil Acesso

Notícias

Projeto Estilo UFPI revela que o conforto é prioridade

Projeto Estilo UFPI revela que o conforto é prioridade

23/11/2010 17:50

Desde o dia 09 de novembro, uma equipe com 6 alunas do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí, coordenadas pela professora de Moda Juliana Campos, busca, nos centros de ensino da Universidade, os estilos que se apresentam entre alunos, funcionários, professores, servidores, visitantes ou qualquer outro tipo de ligação que possam ter com a UFPI. A primeira intenção foi a de tentar perceber como são essas pessoas observando o jeito como se vestem.

De acordo com a equipe, no início do projeto havia o receio de que encontrassem muita resistência por parte das pessoas. As alunas contam que acabaram se surpreendendo com a receptividade de todos. "As pessoas gostavam e cobravam da gente quando não viam a foto no blog. Até mesmo aquelas que não tinham ligação direta com a universidade queriam participar", explicam.

Durante esse mês de novembro as alunas visitaram espaços de convivência da instituição, tais como, praças de alimentação, restaurantes, paradas de ônibus, etc, para coleta de dados, fotos e peças de roupas. "A gente não quer criticar, elogiar ou descrever ninguém. A gente viu que tem muita coisa curiosa. O legal é a variedade de modos de se vestir, cheios de muitas particularidades. A UFPI não tem um estilo único", explicam Maria Xavier e Laís Barradas, que, junto com Marina Servio, Mayra Fernanda, Marília Barradas e Natali Barros, compõem a equipe.

Laís Barradas e Maria Xavier contam que, ao todo, já foram tiradas mais de 300 fotos

Fazendo uma avaliação geral, a equipe percebeu que o que conta mais na hora de se vestir é o conforto, principalmente em relação ao calor. A comunidade UFPI, em geral, passa muito tempo na universidade e isso acaba influenciando muito na escolha das peças, que não devem interferir muito na hora de estudar ou caminhar. "A pessoas preferem peças mais leves. Aqueles que vêm mais arrumados dizem que é por causa do trabalho ou do estágio".

Amanhã, durante a inauguração do Prédio de Moda, que contará com a presença do reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, do Ministro da Educação Fernando Haddad, da Coordenadora do Curso de Moda Iara Braga e de entidades locais ligadas ao empreendedorismo e ao negócio da moda, a equipe montará uma exposição multimídia com as fotos, os vídeos, os depoimentos por escrito e as peças de roupa recolhidas. Todas as peças serão, posteriormente, encaminhadas ao Brechó Universitário.

A intenção do brechó é de fazer um intercâmbio de estilos entre os participantes. Todos que participaram receberam uma ficha na qual preenchiam seus dados e informavam se queriam ou não participar do brechó. As que optaram pela participação receberam um cupom, com o qual terão acesso ao intercâmbio.

Até amanhã a equipe estará disponível para o recebimento de roupas para o brechó. As peças podem ser entregues na sala 463, no CCE. Há casos em que integrantes da equipe deslocam-se para receber pessoalmente, quando solicitado via twitter, isso se o pedido vem de dentro da própria universidade.

 

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.