Será inaugurado hoje o prédio que comportará o Curso de Moda

23/11/2010 10:25

Nesta quarta-feira (24), às 18h, haverá a inauguração do prédio do Curso de Moda da Universidade Federal do Piauí. O evento, aberto a toda a comunidade acadêmica, contará com a presença do reitor Luiz de Sousa Santos Júnior e da Coordenadora do Curso de Moda Iara Braga, além de outros convidados de honra, como o Ministro da Educação Fernando Haddad e entidades locais ligadas ao empreendedorismo e ao negócio da moda.

Na ocasião, serão apresentados os laboratórios de costura, estamparia, salas de desenho, atelier de criação e demais espaços que constam nas dependências do novo prédio. Também serão realizadas diversas atividades, como exposição de trabalhos dos alunos do Curso de Moda que foram desenvolvidos durante as disciplinas, o concurso de novos talentos do curso, com a realização de um desfile inaugural, e uma exposição de arte com obras do pintor piauiense Portelada.

Segundo a Coordenadora do Curso de Moda, Iara Braga, o mote da exposição do pintor Portelada tem a ver com o tema trabalhado com os alunos na criação das peças, que remete às obras do pintor piauiense, ou seja, como trabalhar criativamente com os elementos da pintura de Portelada. "As obras do Portelada são uma fonte de inspiração para os trabalhos [desenvolvidos] pelos alunos", conta. Com mais de 35 anos de experiência nas artes plásticas, Portelada busca na cultura nordestina a inspiração para suas obras, retratando os personagens do Nordeste nas mais diversas cenas do cotidiano.

Novo prédio

A estrutura onde funcionará o curso de Moda terá seis salas de aula, uma biblioteca, dois laboratórios e cinco ateliês. Os laboratórios irão atender as necessidades do conhecimento em informática e fotografia. Enquanto isso, os ateliês serão destinados aos trabalhos de modelagem, montagem, desenho, estamparia e têxtil. O novo espaço também terá uma passarela para a realização de desfiles.

O prédio fica localizado por trás da Biblioteca Carlos Castelo Branco (Biblioteca Central) e é um dos mais modernos espaços da UFPI. O investimento estimado da obra é de R$ 3 milhões e é uma das ações do REUNI (Programa de Restruturação e Expansão de Universidades Federais).