Professor da UFPI participa de Curso Gestão da Assistência Farmacêutica

22/11/2010 15:38

O Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes, da Universidade Federal do Piauí, participou no do Curso Gestão da Assistência Farmacêutica - Especialização à distância, que aconteceu no último final de semana em Salvador (BA). O professor é coordenador do curso no Pólo de Teresina. O curso contou com a participação de aproximadamente 40 profissionais entre coordenadores e tutores de todo o Nordeste.

Da esquerda para direita: Prof. Dr. Rivelilson Mendes de Freitas, Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes, Prof. MSc. Charllyton Luis Sena da Costa e Prof. Esp. José Vilmore Silva Lopes Júnior

O curso teve como tema principal o treinamento na plataforma Moodle - Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment adaptado para curso pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Essa alternativa permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha.

Através desse curso estima-se qualificar aproximadamente 75 profissionais farmacêuticos em Gestão da Assistência Farmacêutica logo na primeira turma prevista para acontecer entre dezembro/10 e Janeiro/12.

O curso Gestão da Assistência Farmacêutica - Especialização a distância é uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Catarina conjuntamente ao Ministério da Saúde, tendo por objetivo especializar 2 mil farmacêuticos atuantes no serviço público de saúde, visando qualificar a organização da assistência farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde e contribuir para garantia do acesso e uso racional de medicamentos em nosso país.