Exposição "Dança dos Pontos" traz obras inspiradas no Impressionismo

18/11/2010 17:47

Cores, arte e muito talento. Tudo isso é o que a exposição "Dança dos Pontos", assinada pelo artista plástico Francineto Saraiva traz. As obras estão expostas no pátio da Biblioteca Carlos Castelo Branco (Biblioteca Central) da Universidade Federal do Piauí e ficam para apreciação do público até a próxima quarta-feira (24).

Quem passa pelo espaço não resiste e pára para conferir as obras que chamam atenção pelas formas e suas cores. O artista plástico retrata em suas telas a figura do homem sertanejo, sendo que algumas pinturas, em particular, são impressões do cangaço.

A figura do sertanejo é uma das principais características nas obras

Érica Ramos, aluna de Nutrição da UFPI, destaca: "A exposição retrata a realidade sertaneja. É importante para nós alunos, pois não temos muito contato com a arte do nosso Estado, e com o espaço na própria biblioteca isso se torna mais fácil", disse.

O artista Francineto Saraiva diz que "Dança dos Pontos" buscou influência no Pontilhismo, Cubismo e  Arte Moderna. O Pontilhismo, também designado por Divisionismo, é uma técnica de pintura, saída do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador.

O artista Francineto Saraiva está feliz com a receptividade da exposição na UFPI

No entanto, apesar de buscar inspirações em várias técnicas, o artista diz: "Estudei a História da Arte para criar meu próprio estilo", resume. Ele conta ainda que desde que a exposição foi aberta, na última terça-feira (16), já vendeu vários quadros da exposição.  "Estou feliz com a receptividade do público e é uma oportunidade muito agradável para o meu trabalho", disse Francineto Saraiva, que soube do espaço na UFPI através de um amigo que cursa Química na instituição.

Formado em Letras pela Universidade Estadual do Piauí, Francineto Saraiva é professor de Artes em escolas públicas do interior do Estado. Hoje, com 32 anos de idade, Francineto se considera um apaixonado pelo que faz. Seu primeiro contato com a pintura aconteceu aos seis anos de idade e desde então nunca mais parou. Seus trabalhos foram recentemente levados para o Festival de Inverno de Pedro II.