Mulher Afrodescendente é foco de debates no CCE da UFPI

18/11/2010 17:36

O Roda-Griô Mulher Afrodescendente, evento realizado pelo NEPEGECE ( Núcleo de Estudos e Pesquisas- Educação, Gênero e Cidadania), do CCE da UFPI, iniciou nesta quinta-feira (18), e segue com suas atividades até amanhã (19). O evento está promovendo um debate sobre raça, gênero e educação com foco na mulher afrodescendente.

Evento está debatendo sobre raça, gênero e educação com foco na mulher

As atividades compreendem palestras, mesas redondas e exibição de filmes que perpassam o tema da consciência negra, como uma prévia do dia da consciência negra, que é comemorado no próximo sábado(20).

O Professor da UFPI Francis Musa Boakari, um dos organizadores do evento, destaca o objetivo a longo prazo das atividades desenvolvidas. "Como nosso público alvo são pessoas que trabalham ou vão trabalhar na educação, principalmente na infantil, precisamos conscientizá-las da necessidade de trabalhar a postura das crianças quanto ao preconceito, a fim de que práticas culturais negativas não se manifestem mais na sociedade", destaca.

O professor Francis Musa Boakari é um dos coordenadores do evento

Francilene Brito, aluna do mestrado em Educação da UFPI, acredita que o evento tem uma importância estratégica e está sendo proveitoso. "Considerando que sábado é o dia da consciência negra, e estão sendo realizados outros eventos que envolvem a temática do preconceito de cor, este evento soma na conjuntura atual, além desse ser o primeiro evento que trata especificamente da mulher negra. Cumpre ressaltar que a qualidade no debate está alta, não se limitando a discussão de lugares-comuns", afirma a participante.