Hospital Escola recebe sistema de hemodinâmica de última geração

17/11/2010 16:44

O Hospital Escola da Universidade Federal do Piauí já recebeu todos os equipamentos que vão fazer do Hospital uma das casas de saúde mais modernas do Piauí e do nordeste. Esta semana, chegou um dos equipamentos mais aguardados pelo corpo clínico do Hospital. O sistema de Angiografia Digital é um equipamento de última geração, com detector de estado sólido, angiografia rotacional e reconstrução em três dimensões. O equipamento, no valor de R$ 1,4 milhões é o primeiro no mundo a integrar estas características.

O reitor Luiz de Sousa Santos Júnior explica que, com a chegada do equipamento, a Hospital Escola entra na reta final de ajustes para sua inauguração em dezembro. “O presidente Lula já nos confirmou sua vinda para o dia 27 de dezembro. Esse era o último dos grandes equipamentos que recebemos. Agora faltam equipamentos periféricos que continuam chegando, mas que até a inauguração estarão todos instalados. Sobre a obra, já estamos na fase de limpeza”, ressaltou o reitor.

Reitor Luiz Júnior discute os  últimos detalhes do HE

O equipamento Allura Xper Detector FD10 capta imagens coronárias por meio de uma rotação rápida ao redor do paciente, a 55º por segundo. Um dos avanços deste modelo é o detector plano que capta as imagens em forma digital, com alta resolução e precisão. O equipamento tem softwares de última geração que permitem visualizar os vasos com grande nitidez e sob vários ângulos. O novo angiógrafo é ajustável ao trabalho do médico e permite customizar os exames para cada paciente. Além da excelente qualidade das imagens, o equipamento expõe os usuários e os operadores a uma carga menor de radiação.

O equipamento possui quase 5 toneladas, distribuídas em 28 volumes

A angiografia é o estudo radiológico dos vasos, com o uso de contraste. O exame possibilita a identificação de anomalias congênitas e adquiridas, como aneurismas, obstruções e estreitamentos em qualquer segmento do sistema circulatório, seja coração, aorta, vasos cerebrais, renais, dos membros inferiores e superiores.

A escolha do angiógrafo de última geração reflete a vanguarda tecnológica do Laboratório de Hemodinâmica do Hospital Escola da UFPI no diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. Os aparelhos de radiografia cardiovascular Allura Xper da Philips receberam o prêmio IF Design, atribuídos pelo Fórum Internacional de Design à excelência do design dos produtos de tecnologia avançada.

De acordo com o fabricante, este modelo “constitui o exemplo típico do design que contempla simultaneamente o conforto do doente e eficiência. Com linhas e cores suaves, oferece um sistema espaçoso e de fácil acesso que elimina virtualmente as sensações de ansiedade e claustrofobia”.

A poucas semanas da inauguração, o Hospital Escola da UFPI já se encontra em fase de limpeza