Projeto de Extensão em Leitura será apresentado nesta sexta-feira (19)

17/11/2010 17:49

Nesta sexta-feira, 19 de novembro, será apresentando, através da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), o Projeto Fino Trato: Palavras e Idéias trançadas em Círculos. O projeto deve ser lançado até o primeiro semestre do próximo ano e será aberto a toda comunidade.

A apresentação está marcada para as 8h30min, na sala 301 do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Universidade Federal do Piauí. Serão somente 15 vagas, devendo os interessados enviar pedidos pelo e-mail: lueulalio@hotmail.com .

A idéia do projeto surgiu durante a realização da disciplina Leitura e Cognição, ministrada pela Profª Drª Maria Angélica Freire de Carvalho, juntamente com seus alunos, nas reflexões realizadas numa abordagem de leitura sob o viés sócio-cognitivista, ou seja, leituras múltiplas que envolvem contextos sociais, cognitivos, lingüísticos e discursivos, nas diversas interações por meio da linguagem, em suas mais diversas práticas multiletradas. A disciplina faz parte da área Estudos da Linguagem, do Curso de Mestrado em Letras.

Os objetivos do Círculo de Leitura contemplam:

• Despertar o gosto pela leitura resgatando a tradição oral através da leitura em voz alta e a reflexão em grupo sobre obras que ressaltam em seu conteúdo valores e temas universais , essenciais para a formação crítico-reflexiva.
• Desenvolver habilidades permanentes de leitura, interpretação, reflexão e expressão escrita e oral, vitais para ampliar o acesso a oportunidades de construções dialógicas desenvolvendo a eloqüência.
• Formação de liderança com forte discernimento ético, capaz de despertar e desenvolver em parceria, na troca de experiências, o prazer pela leitura e reflexão em grupo.

Visite a página www.interletramentos.com.br