Departamento de Nutrição realiza Curso de Extensão a partir de amanhã (17)

16/11/2010 10:37

No período de 17 a 19 de novembro o departamento de Nutrição da Universidade Federal do Piauí  realizará um Curso de Extensão sobre o Acompanhamento Nutricional em Gastroplastia com  o objetivo de evidenciar e discutir esta ferramenta no tratamento e controle da obesidade mórbida.

A Gastroplastia , também chamada de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia da Obesidade ou ainda de Cirugia de redução do estômago, consiste em grampear o estômago de uma pessoa para que caiba menor quantidade de alimento, conseqüentemente, diminuindo a quantidade de calorias ingerida e finalmente, levando a pessoa a emagrecer.

Essa ferramenta tem se demonstrado relativamente eficaz, os resultados sao satisfatórios, com redução superior a 50% do excesso de peso ou 30 a 40% do peso inicial.Estes benefícios são mantidos em longo prazo, determinando melhora nos parâmetros metabólicos, com efeito positivo no metabolismo dos lipídeos e carboidratos, diminuindo a resistência à insulina e em muitos casos, contribuindo para o controle do diabetes tipo 2  e hiperlipidemias.