UFPI conquista Edital Pró-Ensino na Saúde da CAPES

17/11/2010 16:31

A UFPI ganhou o Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/DPB/CGPE/CII - Pró-Ensino na Saúde com o projeto Educação e Saúde: Bases Epistemológicas e Metodológicas da Formação de Profissionais para o Sistema Único de Saúde, coordenado pelos Professores Doutores José Ivo Pedrosa (CCS/NESP), Vilmar Moura Leal (CCS/DMC) e Antonia Dalva França Carvalho (CCE). O valor do projeto é de R$ 820 mil, que deverão ser investidos em quatro anos.

O projeto é articulado pelo Mestrado de Políticas Públicas do CCHL/UFPI e tem o objetivo de estimular a criação de práticas e políticas públicas do ensino na saúde, visando formar recursos humanos capacitados para atuar no ensino em saúde, ampliar a produção científica e tecnológica sobre o ensino na área, integrar grupos de pesquisa no nível nacional e internacional sobre a temática, mapear os modelos de formação profissional no estado do Piauí, desenvolver experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras na área de saúde, fortalecer o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI e fortalecer o Sistema Único de Saúde.

O Edital  contempla a formação através de bolsas para mestres e pós-doutores na área de ensino da saúde, o desenvolvimento de projetos de pesquisas e a produção de metodologias inovadoras para a formação de profissionais para a saúde na perspectiva interdisciplinar e multiprofissional.