UFPI capacita futuros apicultores em Bom Jesus

16/11/2010 09:25

Alunos que integram a Escola Família Agrícola de Cristino Castro (EFAVAG) receberam durante os dias 09 e 13 de novembro um curso de apicultura básica para iniciantes (20h). O curso foi ministrado pelo professor de apicultura Sinevaldo Moura com apoio dos integrantes do Grupo de Estudos em Apicultura do Campus Professora Cinobelina Elvas  (GEA), com as aulas teóricas ministradas na EFAVAG e as práticas no setor de apicultura da UFPI em Bom Jesus.

Na região Sul, diferente das demais do Estado do Piauí, a atividade apícola ainda é pouco explorada e a idéia da UFPI é organizar e capacitar a pequena base existente e ampliá-la promovendo palestras técnicas, ações de consultorias, projetos de extensão, capacitação e pesquisa. Para tanto, no Campus de Bom Jesus alunos dos cursos de medicina veterinária, agronomia, engenharia florestal e zootecnia contam com a possibilidade de cursar a disciplina de apicultura, participar do GEA e serem futuros agentes de multiplicação e fortalecimento da atividade na região.

O Campus conta com o maior entreposto apícola da região Sul, equipado e que possibilita as aulas práticas e o processamento de até 40 toneladas de mel por safra. Esse volume de mel pode ser alcançado com a parceria com os produtores da região, uma vez que é interesse da administração superior, dos professores de apicultura e do CPCE. Trabalho este que demanda recursos humanos, tempo, persistência e compromisso.

Para a integrante do GEA e estudante de zootecnia Flávia Silva "a participação no grupo é importante para aprimorar os conhecimentos, pois este ano já houve três palestras, uma oficina para produtores, diagnóstico apícola, participação na feira Agroshow, reuniões com apicultores, mini curso, um curso, visitas técnicas, além de participação em pesquisas, monitoria e aulas práticas de estudo, dentre outras".