Portal de Periódicos da CAPES completa dez anos e recebe premiação

12/11/2010 15:41

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está completando uma década de existência. Na abertura das comemorações dos dez anos, o diretor de Programas e Bolsas no País, Emídio Cantídio, falou que um dos motivos do sucesso do Portal é que ele se transformou em uma ferramenta imprescindível para a democratização do acesso à informação científica. "O Portal é fundamental para que a comunidade brasileira tenha acesso rápido ao que é produzido em ciência. Ele nivela o conhecimento disponível para pesquisadores do interior do Brasil com o do resto do mundo."

A CAPES também foi um dos premiados no 15º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. O Programa foi selecionado junto com outras nove práticas de gestão inovadora. O evento de premiação será em março de 2011, quando as iniciativas vencedoras farão as apresentações de suas inovações e somente então será anunciada a classificação.

O Portal de Periódicos da CAPES

Lançado em novembro de 2000, o Portal de Periódicos da Capes é considerado uma biblioteca virtual que reúne conteúdo científico de alto nível, disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira. Em dez anos, o acervo do Portal passou de 1.800 títulos de periódicos com texto completo, para mais de 24 mil títulos. O número de instituições usuários foi multiplicado por quatro, passando de 72 instituições para 311, em 2010. Somente em 2009, foram contabilizados 23.386.833 textos completos baixados e 41.642.827 pesquisas as bases referenciais, totalizando 65.029.660 acessos ao conteúdo assinado, equivalendo a 178.000 acessos/downloads por dia.

Veja a cobertura completa da notícia no link.