UFPI recebe mais um Espaço Universitário Integrado

10/11/2010 11:50

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz de Sousa Santos Júnior, entregou na manhã desta quarta-feira(10) as instalações do Espaço Universitário Integrado II, que fica localizado próximo ao Restaurante Universitário Central, ao lado do DCE. Na ocasião, estiveram presentes professores, pró-reitores, alunos, servidores técnico-administrativos.

O reitor reafirmou a importância da construção desses centros e da expansão da UFPI, "com a entrega dos Espaços Universitários Integrados I e II, estamos melhorando e muito a distribuição de salas de aula na UFPI. São salas de aula amplas e bem equipadas, disponíveis para todos os cursos e que queremos que funcione nos três turnos", disse.

O prédio do Espaço Universitário Integrado II possui dois andares, onde estão distribuídas 10 salas de aula equipadas com data show, ar-condicionado e tela de projeção. Cada sala tem a capacidade de receber até 60 alunos, além disso, o prédio conta ainda com duas baterias de banheiros, que incluem sanitários, chuveiros e vestiários, além de uma passarela construída especialmente para garantir o acesso dos alunos portadores de deficiência.

Este espaço tem a finalidade de atender a todos os cursos, especialmente às necessidades temporárias dos novos cursos que a universidade está ofertando, dentre eles Moda, Estatística, Arqueologia e Engenharia. O valor final da obra foi de R$ 916.293,69. O reitor anunciou ainda que existe um projeto em fase final para a construção, no próximo ano, de um novo módulo ao lado do atual Espaço Universitário Integrado II. O novo bloco será espelhado e conterá 14 salas, com duas salas a mais em cima e embaixo, além de todo o aparato funcional, e que podem vir a ser usadas como laboratório.

Prédio conta com 10 salas de aula com capacidade para 60 alunos

O primeiro Espaço Universitário Integrado foi inaugurado em setembro do ano passado (2009) e fica localizado entre a Biblioteca Central Carlos Castelo Branco e o Centro de Ciências da Educação (CCE). O espaço tem 1.208,7 m² de área construída, e é composto por 12 salas de aula, além de dois laboratórios de informática com 12 computadores cada, dois banheiros, dois vestiários e depósitos. Na construção do módulo, a UFPI investiu cerca de 1,6 milhão de reais, oriundos de recursos próprios.

Espaço Integrado II conta com rampa de acesso para deficientes

Além dos dois Espaços Universitários Integrados que já foram entregues, o reitor informou que existe ainda o Espaço Universitário Integrado III, localizado no CCA e que deverá ser entregue ainda esse ano. Com a inauguração de mais essa obra o reitor enfatizou o processo de expansão da UFPI, "estamos crescendo com qualidade, em todos os sentidos. Na pós-graduação já são 14 programas de mestrado aprovados, desde 2004, como resultado do incentivo à iniciação científica, do apoio à qualificação de docentes e dos Minter e Dinter. Já temos três programas de Mestrado no interior, isso é expansão com qualidade."