Encontro de Física conta com diversos profissionais e estudantes do N/NE

08/11/2010 18:55

O XXVIII Encontro de Físicos do Norte-Nordeste seguiu com suas atividades nesta segunda (08), com a realização de vários mini-cursos e oficinas. O evento, que é promovido pela Sociedade Brasileira de Física, contou com 250 inscritos provenientes dos mais diversos estados, como Pará, Ceará, Maranhão, Bahia e Rio Grande do Norte.

Hoje à tarde, no Auditório Afonso Sena, no CCN, foi realizado um dos mini-cursos, ministrado pelo Prof. Dr. Francisco Caruso Neto, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF - RJ, com o tema "A Física Moderna para o Ensino Médio: desafios e perspectivas", cuja proposta é apresentar quais são os principais entraves acerca do ensino da Física Moderna no Ensino Médio.

"Há um grande movimento que tende a levar o ensino da Física Moderna para o Ensino Médio. Eu vou falar se isso é possível, como é possível e que enfoque dar a esse problema, dando exemplos de como ensinar a Física Moderna em sala de aula", diz Caruso. Durante o mini-curso, o professor levou tirinhas cômicas sobre Física Moderna para os presentes, segundo ele, uma forma de ajudar na compreensão do assunto pelos alunos.

A iniciativa de usar esse tipo de subsídio no processo interativo de ensino da Física Moderna é resultado de um projeto da CBPF chamado "Oficina de Educação Através de Histórias em Quadrinhos" (EDUHC). Quem idealiza as tirinhas e faz os desenhos são, preferencialmente, alunos do Ensino Médio de escolas públicas da periferia, que recebem cursos de diversos profissionais da área da Física e, no final, produzem várias tirinhas sobre os assuntos que foram apresentados. Todas as tirinhas são disponibilizadas depois no site da CBPF (www.cbpf.br/eduhq). "É uma forma de incentivar o ensino da Física Moderna de maneira mais fácil e divertida".

Também aconteceram esta tarde as oficinas, que contaram com a participação de muitos alunos, daqui e de fora. Entre os participantes, vieram estudantes de diversos períodos do curso de Graduação de Física do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CEST - UEMA), como Allyson Reges, que participou da oficina ministrada pela professora da UFPI Msc. Maria de Nazaré Bandeira dos Santos, cujo tema era "A Metodologia de Projetos no Ensino de Física".

O universitário acha que o encontro é uma boa oportunidade para interagir com alunos de outros lugares e também como forma de expandir conhecimentos. "[O Encontro] está sendo bem ministrado e tem explorado como está o ensino da Física, além de debater sobre a sua função", conta.

O Coordenador-geral do evento, Prof. Dr. Valdemiro da Paz Brito, acredita que, até o momento, a avaliação do encontro tem sido positiva, devido, entre outras coisas, à grande participação de alunos, à presença de todos os professores convidados, assim como ao desenvolvimento das atividades, que têm transcorrido dentro da normalidade. "Superou nossas expectativas. Além dos inscritos, há muitos ouvintes também, pessoas que não se inscreveram, mas estão acompanhando. A parte do ensino foi mais enfatizada e teve uma grande procura".

Após as 18h, será o lançamento do livro "Aerodescobertas - explorando novas possibilidades", de autoria do Dr. Eduardo Campos Valadares - UFMG, no Cine Teatro da UFPI. Em seguida, haverá apresentação artística. O XXVIII Encontro de Físicos do Norte-Nordeste segue até amanhã (09).