Estudantes do Norte/Nordeste participam de Encontro de Físicos

08/11/2010 11:51

Começou na manhã desta segunda-feira (8), no Cine Teatro da UFPI, o XXVIII Encontro de Físicos do Norte-Nordeste. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Física e está dividido em dois blocos - Atividades de Ensino (sediadas na UFPI) e Atividades de Pesquisa (sediadas no Rio Poty Hotel).

A palestra "O atual momento da difusão científica no Brasil", ministrada pelo Dr. Nelson Studart, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), abriu este primeiro dia de Encontro. "A difusão de ideias faz parte do processo de alfabetização científica, necessária a todas as universidades. Falar sobre esse assunto a jovens estudantes é altamente relevante para a divulgação e incentivo à pesquisa científica no Brasil", destacou Studart.

O Dr. Nelson Studart(UFSCAR) falou sobre difusão científica no Brasil

O professor do curso de Física da UFPI, Boniek Venceslau da Cruz, que vai ministrar mini-curso no evento, considera o Encontro um importante meio de divulgação da Física no Estado. "A troca de conhecimentos com pesquisadores de outras regiões desperta nos participantes do evento, o desejo de desenvolver mais pesquisas nesta área", disse.

Encontro reúne estudantes de todo o Norte e Nordeste

"Vou ter acesso a mais informações e à pesquisas de grandes doutores em Física.É preciso sensibilizar mais estudantes para a importância científica da Física", comentou a estudante, Evinalda Cristina, que cursa Física na Universidade Estadual do Maranhão(UEMA) e participa do evento pela primeira vez.

O Encontro conta com presença de estudantes de universidades de todo o Norte e Nordeste do Brasil. Nesta terça-feira (9) vai ser dado início no Rio Poty Hotel, às Atividades de Pesquisa do XXVII Encontro de Físicos, com 250 trabalhos inscritos vai ser composta por 8 palestras plenárias, 8 palestras paralelas, 15 palestras temáticas, e a participação de 600 inscritos na apresentação de pôsteres e comunicações orais.

Confira aqui a programação do evento.