UFPI vai sediar XXVIII Encontro de Físicos do Norte-Nordeste

05/11/2010 16:40

Realizado pela Sociedade Brasileira de Física, o XXVIII Encontro de Físicos do Norte-Nordeste acontecerá na UFPI no período de 8 a 11 de novembro de 2010. O evento contará com a presença de aproximadamente 800 participantes e será dividido em dois blocos: as atividades de ensino e as atividades de pesquisa.

As atividades de ensino acontecerão nos dias 8 a 11 de novembro, e consistem na realização de palestras, mesas-redondas, mini cursos e oficinas, sendo realizadas no Cine Teatro da UFPI e nos auditórios e laboratórios do CCN. Participarão dessa parte do evento 250 inscritos. As atividades de pesquisa serão realizadas nas datas de 9 a 11 de novembro, e serão compostas por 8 palestras plenárias, 8 palestras paralelas, 15 palestras temáticas, e a participação de 600 inscritos na apresentação de pôsteres e comunicações orais.

O evento conta com o apoio das seguintes instituições: CNPQ, CAPS, UFPI, IFPI, UESPI e SEDUC. O coordenador geral do evento, o Prof. Dr. Valdemiro da Paz Brito, destaca a importância do evento para a pesquisa científica no campo da física. "Trata-se da oitava edição ininterrupta do evento, um marco histórico para as regiões Norte e Nordeste. Neste evento são abertas oportunidades de intercâmbio científico entre os membros da física, através dos trabalhos apresentados nos diversos formatos, das discussões dos grupos de trabalho e das plenárias de caráter político-científico, além das oportunidades dos encontros informais entre os participantes durante o evento, que são fundamentais para o aprimoramento e construção do conhecimento nesta área da Ciência'', afirma o Professor da UFPI.

O professor ressalta as vantagens do evento para a comunidade científica

O encontro terá a presença de convidados internacionais, como o Professor Dr. Raman Kashyap, da Universidade de Montreal, do Canadá. Mais detalhes sobre a programação do evento, sobre os convidados, e o conteúdo dos trabalhos e palestras podem ser obtidos no site da sociedade brasileira de física