Meta de aprovação no Pré-Vestibular Popular da UFPI é de 80%

05/11/2010 16:25

Com a proximidade dos exames de vestibular, que ocorrem nessa época do ano, o Programa Pré-Vestibular Popular da Universidade Federal do Piauí está prestes a encerrar seu 6º ano de atividade. A expectativa da coordenação do projeto é que dessa vez o número de aprovações seja ainda maior do que no ano passado, quando 115 alunos obtiveram êxito nos vestibulares da federal, estadual e privadas.

"Esses 115 ainda são um número aproximado, pois houve também as várias chamadas susbsequentes do PSIU, onde nós acabamos perdendo a conta", diz a subcoordenadora do projeto, a Profa. Marta Queiroz, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE.

Apesar da grande procura dos alunos por uma vaga no curso, atraídos pelos resultados satisfatórios em termos de aprovação nos vestibulares das diversas instituições de ensino (no teste seletivo deste ano, 960 candidatos disputaram uma das 180 vagas ofertadas), a quantidade de evasões esse ano chegou a 20%, mas ainda assim foi menor que no ano passado. Atualmente, 140 alunos continuam no cursinho. "A gente continua incentivando os alunos a participar. Tem algumas desistências, mas é normal. Os alunos que ficaram estão estudando e se esforçando para conseguir uma vaga", conta.

A Profa. Marta Queiroz disse que, independentemente dos alunos que abandonaram o curso, os responsáveis pelo projeto perceberam, através das avaliações realizadas, que o grupo de estudantes desse ano se mostrou mais qualitativo, ou seja, melhores em termos de conhecimento, se comparados com os alunos do ano passado.

As aulas do curso de extensão, que acontecem de segunda-feira a sexta-feira no turno da noite, são ministradas por alunos da própria universidade, dos cursos de Letras, Geografia, História, Química, Matemática, etc. Além de atender à comunidade, já que é um projeto direcionado aos alunos de baixa renda, o cursinho ajuda a formar os futuros professores nas diversas áreas.

Luiz Gonzaga tem 19 anos e, por intermédio de amigos, soube da oportunidade de concorrer a uma vaga no Pré-Vestibular Popular da UFPI, quando fez sua inscrição pela internet. Segundo ele, o programa é muito bom e, apesar dos professores serem ainda alunos da universidade que estão prestes a se formar, os mesmos estão sempre ajudando e incentivando os vestibulandos, utilizando recursos de qualidade e necessários para a aprendizagem, como xerox, data show e materiais com atividades diversas.

Por isso mesmo, ele acredita que está confiante na aprovação e, mesmo que não passe, continuará investindo nos estudos através do cursinho. "Se eu não passar, eu vou retornar, porque acho que vale a pena. No que eles [os professores] podem, eles ajudam, mas a iniciativa é nossa", revela.

Além de Teresina, o cursinho popular está presente em outros dois campi da Universidade Federal do Piauí. Os municípios de Parnaíba e de Bom Jesus têm à disposição a mesma infraestrutura e qualidade de ensino dos estudantes do campus Ministro Petrônio Portella. A meta de aprovação esperada para esse ano é de 80%, contando com as evasões.