Engenharia Mecânica lança projetos para veículos e aeromodelos

05/11/2010 16:52

Na tarde desta quinta-feira (04), no auditório do Centro de Tecnologia (CT), o curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Piauí apresentou à comunidade acadêmica projetos de desenvolvimento de veículos e aero modelos, destinados a competições de nível nacional e até mesmo internacional.

Foram lançados dois projetos, ambos coordenados pelo professor Elson Moraes: o Baja, da área automobilística, e o Aero Design, ligado à engenharia aeronática. Ao todo são 26 alunos divididos em duas equipes, uma para cada projeto, os quais devem ser concebidos, projetados e fabricados pelos próprios estudantes, sem envolvimento direto de profissionais. A participação não se restringe aos alunos de Engenharia Mecânica apenas. Apesar de outras engenharias, como a Elétrica, já participarem dos projetos, todas foram convidadas, durante a apresentação, a integrar as equipes.

A intenção das equipes é, através dos projetos construídos, participar das competições organizadas pela SAE Brasil (Society of Automotive Engineers), filiada à SAE International, uma associação sem fins lucrativos fundada em 1905, nos Estados Unidos, com o objetivo de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

Além de alunos e professores, estiveram presentes: a diretora do CT em exercício, Alcília Afonso (Kaki), o chefe do curso de Engenharia mecânica, Francisco Firmo de Sousa Moura, e o chefe do curso de Engenharia Elétrica, Magnaldo de Sá Cardoso. Os três elogiaram bastante a iniciativa e a desenvoltura dos estudantes. "Eles estão de parabéns porque estão trazendo uma nova noção de desenvolvimento. É uma visão bem atual e acho que darão uma contribuição muito boa para os cursos", comentou Magnaldo.

Projeto Baja

O Baja consiste em projetar e fabricar um carro off-road (aqueles que não são destinados à estrada) visando inovações tecnológicas e formação de profissionais com experiência na área automotiva. A competição ocorre entre instituições de ensino superior de engenharia, voltada para estudantes de graduação como uma atividade extracurricular, em um projeto multidisciplinar.

As competições de baja são divididas em provas estáticas e também dinâmicas

Marllon Vinnícius de Araújo, chefe da Equipe Baja da UFPI explica que o propósito da iniciativa é "submeter os estudantes a atividades similares àquelas que os engenheiros formados desempenham" e que "tudo isso que é apresentado serve de molde para futuros projetos da engenharia automotiva".

Representantes da Equipe Baja da UFPI

A Competição Baja Nordeste acontece entre os dias 12 e 14 de novembro de 2010, na Bahia. Já a Competição Nacional está prevista para o início de março do ano que vem, em Piracicaba (SP). O termo baja surgiu por volta dos anos 70, pelo fato de a primeira competição ter sido realizada no Deserto de Baja, na Califórnia (EUA).

Projeto Aero Design

A equipe Aero Design da UFPI, que tem como capitão Felipe Fabrício, comanda um projeto educacional voltado ao desenvolvimento do estudante de engenharia, por meio da construção de aero modelos, gerando conhecimentos que vão além do que é ensinado em sala de aula.

Além de cobertura televisiva e da banca, as competições sempre atraem membros de diversas organizações

Hélio de Paula, que faz parte da equipe, explica que o fato de participar desse tipo de competição não qualifica apenas para o trabalho com aeronáutica. O conhecimento adquirido, segundo ele, envolve várias áreas da engenharia. "A importância da implantação desse projeto está na grande visibilidade nacional e internacional para a instituição", completa. Bruno Santos, também da equipe, ressalta ainda que "a troca de experiências com alunos de universidades que estão há mais tempo com esses trabalhos será muito boa".

Equipe de Aero Design da UFPI

A SAE Brasil Aero Design 2010 acontece em São José dos Campos (SP), de 21 a 24 de Outubro. O Aero Desing chegou ao Brasil, em 1991, para despertar o interesse de alunos pela aeronáutica e aproximá-los do mercado de trabalho, além de estimular o desenvolvimento e o conhecimento para a área.