Seminário de Plantas Medicinais e Fitoterápicos tem 290 inscritos

05/11/2010 15:02

Nos próximos dias 11 e 12 acontece o I Seminário Estadual Para Implantação do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Piauí. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Piauí e o programa é de autoria do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fio Cruz). As inscrições encerraram no dia 27 de outubro.

O Seminário, que será realizado em Teresina no dia 11 de novembro e em Floriano no dia 12, apresenta diferentes objetivos para as duas cidades. Em Teresina, que tem 170 inscritos, a intenção é trazer informações sobre o programa para gestores da saúde, estudantes da área da saúde e interessados no tema. O local para realização será o Auditório do Centro de Tecnologia (CT) da UFPI.

Já em Floriano, que registrou 120 inscritos, além de informar, o Seminário já faz parte da implantação do programa, a ser realizada no Colégio Agrícola da cidade (CAFS). O público alvo serão os prefeitos, já que o território de Floriano agrega 19 municípios, os secretários de Saúde regionais da área da saúde e também estudantes. A implantação em Floriano deve ser concluída até o fim deste ano.

A programação da cidade inclui ainda a inauguração da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do CAFS, que irá sediar a rede virtual de informação por evidência sobre plantas e fitoterápicos. A biblioteca virtual tem como parceira a BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido pelo seu nome original Biblioteca Regional de Medicina), cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento da saúde das populações da Região das Américas.

Em Teresina, o evento contará com a participação do Dr. Anníbal Coelho de Amorim, médico e assessor da vice-presidência da Fio Cruz, e de Paulo Leda, também da equipe Fio Cruz. Já em Floriano, além dos dois nomes citados acima, marcarão presença o Dr. Valcler Rangel Fernandes, vice-presidente da Fio Cruz, e Dra. Joseane Carvalho Costa, uma das coordenadoras do Comitê Nacional do Programa.

De acordo com o documento do Ministério da Saúde, as ações decorrentes desta política são imprescindíveis para a melhoria do acesso da população aos medicamentos, à inclusão social e regional, ao desenvolvimento industrial e tecnológico, à promoção da segurança alimentar e nutricional, além do uso sustentável da biodiversidade brasileira e da valorização, valoração e preservação do conhecimento tradicional associado das comunidades tradicionais e indígenas.

CONFIRA:

Programação Completa