Curso de Avanços em Biologia Celular e Molecular acontece até dia 12

03/11/2010 13:48

A Universidade Federal do Piauí e a Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) estão realizando o III Curso de Avanços em Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Malária, sob a coordenação dos Professores Doutores Carlos Henrique Nery Costa e Maria do Socorro Pires e Cruz. O curso foi aberto nesta quarta-feira (03), no auditório do Laboratório de Sanidade Animal (LASAN) do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFPI), e seguirá com aulas teóricas e práticas até o dia 12 de novembro.

Na abertura, o reitor Luiz Júnior destacou a importância da pesquisa na UFPI e o que a administração superior está fazendo para alavancar esse setor na universidade. "Lembro que há três anos quando abri esse mesmo curso não tínhamos laboratório adequado. Esse foi mais um desafio conquistado. Hoje temos um laboratório moderno que permite que os pesquisadores da nossa universidade avançarem em suas pesquisas", destacou Luiz Júnior.

Os professores que estão ministrando o curso são todos portugueses, sendo cinco do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e Centro de Malária e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e um do Instituto de Biologia Celular e Molecular da Universidade do Porto. O curso representa uma unidade da grade curricular do doutorado em Biotecnologia da Renorbio, mas também foi aberto para alunos de outros cursos de Pós-Graduação da UFPI e alunos africanos de países de língua portuguesa. As 25 vagas disponíveis para o curso foram divididas da seguinte forma: 15 para alunos de pós-graduação da UFPI, sete para alunos de doutorado da Renorbio e três para alunos africanos.

A Profª Drª Socorro Cruz, uma das coordenadoras do evento explica que, o curso tem ênfase na parte prática. "Estamos fazendo o treinamento de quem deseja trabalhar com Biologia Celular e Molecular. Além dos professores portugueses, temos três alunos que vieram de Angola e que desejam fazer doutorado nessa área", diz.

A Professora Socorro Cruz enfatiza a parte prática

A Profª Armanda Rodrigues, que trabalha com Biologia Celular e Biotecnologia na Universidade Nova de Lisboa, está pela 1ª vez na UFPI e gostou do que viu nos laboratórios do LASAN. "Os laboratórios estão bem equipados, contam com equipamentos novos e as instalações são muito boas. E nesses laboratórios é que vamos desenvolver as aulas práticas, inclusive sobre imunologia e desenvolvimento de vacinas, que é o meu campo de estudo", diz. A professora veio participar do curso para ministrar aulas práticas a convite da sua orientadora, a Profª Drª Gabriela Santos Gomes, da Universidade Nova de Lisboa, que vai ministrar aulas teóricas.

A Professora Armanda Rodrigues elogia os laboratórios da UFPI

O programa do curso inclui: Ciclo celular de procariontes e eucariontes; Estrutura e replicação do DNA; Organização, expressão gênica e seu controle em procariontes e eucariontes, Marcação de DNA, Vetores de Expressão, Enzimas de Restrição, Transformação Bacteriana, Construção de Vetores e Bibliotecas, Silenciamento de genes, Transgênicos, Técnicas de Análises e utilização na biotecnologia como microscopia, isolamento e cultura celular, eletroforese, ELISA, hibridização, primers específicos. Mecanismos de resistência a fármacos, Caracterização da resposta imunológica, Aplicações da Tecnologia do DNA Recombinante.