UFPI oferece curso internacional de Biologia Molecular

29/10/2010 16:47

A Universidade Federal do Piauí  e a Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) estarão oferecendo o curso internacional de "Avanços em Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Malária", no período de 03 a 12 de novembro. O curso terá a coordenação dos  professores doutores Carlos Henrique Nery Costa e Maria do Socorro Pires e Cruz, da Universidade Federal do Piauí.

Trata-se de uma unidade curricular da grade do doutorado em Biotecnologia da Renorbio, que estará aberta para alunos de outros cursos de pós-graduação e professores da UFPI, bem como para alunos dos países africanos de língua portuguesa.

O curso com forte ênfase prática será realizado no Laboratório de Sanidade Animal (LASAN),  do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí, sendo ministrado por pesquisadores do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e Centro de Malária e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, bem como do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto: Doutores Henrique Silveira, Gabriela Santos-Gomes, Ana Tomás, Fátima Nogueira, Nuno Rolão, Ana Tomás e Armanda Rodrigues.

O programa inclui: Ciclo celular de procariontes e eucariontes; Estrutura e replicação do DNA; Organização, expressão gênica e seu controle em procariontes e eucariontes, Marcação de DNA, Vetores de Expressão, Enzimas de Restrição, Transformação Bacteriana, Construção de Vetores e Bibliotecas, Silenciamento de genes, Transgênicos, Técnicas de Análises e utilização na biotecnologia como microscopia, isolamento e cultura celular, eletroforese, ELISA, hibridização, primers específicos. Mecanismos de resistência a fármacos, Caracterização da resposta imunológica, Aplicações da Tecnologia do DNA Recombinante.