Professor da UFPI defende tese de Doutorado em Recife - PE

28/10/2010 11:38

Francisco Mesquita de Oliveira, professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), desde 2008 no Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas e Letras, defende tese de doutorado no dia 4 de novembro de 2010, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.

Francisco Mesquita concluiu o doutorado no Programa de Pós-graduação em Sociologia orientado pelo Prof. Drº Joanildo A. Burity, com a tese: "Ações coletivas, cultura política e movimentos sociais: disputa de significado e antagonismo no âmbito da reforma urbana". A problemática tese entende-se por ações coletivas, práticas de agrupamento de indivíduos em torno de demandas comuns e racionalidade estratégica. Tais práticas podem ocorrer meio à disputa antagônica ou de forma cooperada, ou, ainda, das duas maneiras, em distintos momentos.

A pesquisa foi realizada nos municípios de Recife e de Fortaleza. O centro desse estudo consiste no exame  minucioso da relação dos movimentos sociais urbanos com o Estado, no âmbito do direito social de habitação e a intensa interligação  deles com a gestão pública.

O referido estudo contribui para se entender a mudança do perfil dos atores sociais coletivos, ocorrida nos anos 1990, no Brasil. Tais mudanças impuseram nova postura aos movimentos sociais urbanos, na relação com o Estado, resvalando para parcerias, convênios, contrato e participação em execução de políticas públicas estatais.

"Esses processos contribuíram para democratizar mais ainda o Estado, por outro, democratizaram também a sociedade civil, mas não deixam de aportarem inúmeros desafios tanto para a sociedade quanto ao Estado, na perspectiva de efetivação dos diretos sociais de cidadania, uma conquista da sociedade", conclui o professor Francisco Mesquita.

Professor Francisco Mesquita