Curso de Turismo da UFPI desenvolve projeto com ONG italiana

27/10/2010 10:40

O Curso de Turismo da UFPI de Parnaíba e a ONG italiana Cooperação para o Desenvolvimento de Países Emergentes- COSPE em parceria com a Rede TRAF (Turismo Rural com Base na Agricultura Familiar) e com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado do Piauí,estão construindo roteiros turísticos para fomentar o turismo sustentável na região litorânea do estado do Piauí, e com isso inserir na cadeia produtiva do turismo as comunidades nativas dos municípios litorâneos do estado.

Neste ano, o curso de turismo desenvolveu mini-cursos sobre as temáticas Roteirização Turística e Turismo Responsável com os condutores de turismo das associações locais , inseriu o Circuito Cavalo Marinho no Calendário 2011 do Programa Caminhadas na Natureza , da Confederação Brasileira de Caminhadas (ANDA BRASIL), e agora no mês de novembro será realizado o monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas no ano de 2010, com ênfase nos indicadores sociais, econômicos e ambientais.

Para o Prof. MSc. Rodrigo de Sousa Melo, do curso de Turismo da UFPI a participação da UFPI nesta iniciativa é essencial, pois consolidação a atuação da instituição no processo de desenvolvimento do turismo local, com a realização de parcerias institucionais para promover o turismo como uma ferramenta estratégica para combater a pobreza e a exclusão social no estado. "Diferentemente de outros estados nordestinos, o Piauí tem a possibilidade de desenvolver ações e projetos que podem consolidar o desenvolvimento do turismo com base nas premissas da sustentabilidade", disse.

Segundo o coordenador do curso de Turismo da UFPI, Prof. MSc. André Riani Costa Perinotto: "É fundamental para que ocorra o desenvolvimento turístico que todos os atores da sociedade dialoguem, se comuniquem, participem, promovam e planejem o turismo. Além disso, as parcerias são fundamentais nos dias de hoje. Tenho certeza que nós do curso de Turismo e a UFPI, poderemos contribuir muito para o desenvolvimento do Turismo no estado do Piauí todo, começando pelas localidades próximas ao Campus de Parnaíba, por questões de logística e por já termos outros projetos de extensão e pesquisa na Região Norte do estado. Essa iniciativa merece toda nossa atenção e essa parceria será de grande valia para nosso curso, nossos alunos, para a UFPI, mas principalmente para a região em que o projeto está inserido".