Gincana Cultural do curso de Jornalismo relembra imprensa do PI

22/10/2010 10:50

Aparelhos de rádio da época da vovó, peças antigas de emissoras de TV e jornais do início do século passado, foram a sensação da I Gincana Cultural de História da Imprensa Piauiense. O evento, promovido pelo curso de Comunicação da Social, aconteceu na noite desta quinta-feira (21) no Anfiteatro do CCE, na UFPI.

Os alunos expuseram aparelhos de TV e rádio antigos

A gincana foi pensada para rememorar acontecimentos e personalidades importantes da História da Imprensa do Piauí. Alunos do curso falaram sobre jornalistas que marcaram época na imprensa local. Depois, os consagrados jornalistas - Pires de Sabóia, Paulo Fontenelle, João Eudes, Joel Silva e Luis Carlos Oliveira - falaram sobre sua trajetória nos meios de comunicação do Piauí. Logo em seguida, bandas e músicos, trazidos pelos alunos participantes da gincana, interpretaram canções representativas de diversos períodos da história do Brasil.

Jornalistas que marcaram época foram lembrados na gincana

"Essa gincana possibilitou aos alunos o contato e a pesquisa sobre a história da imprensa de nosso Estado. Aqui, puderam vivenciar a memória e ouvir jornalistas experientes falarem sobre sua trajetória na imprensa piauiense", destacou Ana Regina Rêgo, coordenadora geral do evento.

Bandas e músicos entoaram canções históricas

A estudante de jornalismo Larissa Nogueira, que participou da gincana, disse que a atividade foi uma das mais interessantes do Curso de Comunicação Social. "Estamos aprendendo na prática a história da imprensa do Piauí desde os aparelhos utilizados antigamente, até profissionais que constroem o jornalismo do Estado", ressaltou.

Jornalistas consagrados falaram de sua trajetória no jornalismo piauiense

"Espetacular!" Foi assim que o jornalista Pires de Sabóia, 40 anos de jornalismo, definiu o evento. "Muito bem bolado, um trabalho impressionante. Interessante esse resgate da história de nossa imprensa e essa troca de saberes entre estudantes e jornalistas, isso possibilita ao jornalismo essa produção incessante de conhecimento", vibrou Pires.