Comitê de Avaliação elogia trabalhos de pesquisa apresentados no Seminário

21/10/2010 18:35

O XIX Seminário de Iniciação Científica e II Seminário em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2010 seguiu nessa quarta-feira a sua programação, com as apresentações orais dos trabalhos realizados pelos bolsistas do PIBIC e PIBITI. Pela manhã houve as exposições de pôsteres.

O auditório do CCN estava lotado

As apresentações orais dos trabalhos do PIBIC foram divididas de acordo com as ciências afins e realizadas simultaneamente durante toda a tarde nos diversos auditórios da universidade. As apresentações dos trabalhos voltados para as Ciências Exatas, da Terra e Engenharias foram realizadas no auditório do CCN e contaram com a presença de diversos alunos das áreas, além da participação de uma Comissão Externa do PIBIC, formada por professores e representantes de outras instituições responsáveis por avaliar todos os trabalhos orais apresentados no evento.

A Comissão de Avaliação do PIBIC estava atenta às apresentações

Ítalo Dowell Lira Melo é aluno do 8º período do curso de Matemática da UFPI e participa pela segunda vez do seminário, sempre apresentando trabalhos. Intitulado "SOBRE A APLICAÇÃO DE GAUSS DE SUPERFÍCIES COM CURVATURA MÉDIA CONSTANTE NA ESFERA S3", seu trabalho, orientado pelo Prof. Paulo Alexandre Araújo Sousa, buscava caracterizar algumas superfícies que estão contidas na esfera S3. "Basicamente era caracterizar um certo tipo de superfície usando uma condição geométrica", conta.

As apresentações orais seguiram por toda a tarde

O discente acredita que o evento é uma forma de dar visibilidade aos alunos que querem apresentar novos projetos. "É uma chance de mostrarmos o nosso trabalho para a comunidade", diz. Perguntado se tinha gostado de ter sua apresentação avaliada pela Comissão Externa, Ítalo disse que achou as considerações justas. "Acho que eles foram coerentes, até porque não dá pra agradar todo mundo", alega.

PIBITI

Hoje à tarde também se apresentaram os bolsistas da Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), lotados no auditório da Odontologia. Vários alunos compareceram para prestigiar os trabalhos orais, voltados para a área de desenvolvimento de tecnologias e criação de novas patentes. Também estiveram presentes no Comitê Interno do PIBITI - formado pela coordenadora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NINTEC), professora Maria Rita Santos, pela Profa. Maria Acelina Martins de Carvalho, do Departamento de Morfofisiologia Veterinária do CCA e pelo Prof. José Lamartine, diretor do Núcleo de Tecnologia Farmacêutica da UFPI -, assim como a Comissão Externa do PIBITI, representada pela Professora da Universidade Federal do Ceará - UFC, Cláudia Pessoa.

O trabalho do PIBITI na UFPI tem sido pioneira no Nordeste

O PIBITI é um programa institucional e junto a ele existe um Comitê Científico Tecnológico próprio do programa que avalia os projetos pleiteados pelos alunos junto com seus orientadores, projetos estes que devem ser obrigatoriamente apresentados para ser avaliados, já que o programa é ligado ao CNPq, diretamente em Brasília. "O programa tem duas fases que correspondem à seleção e avaliação dos trabalhos científicos e tecnológicos gerados a partir dos projetos selecionados durante o ano pelo Comitê. O Comitê Interno do PIBITI é formado por professores e pesquisadores da instituição, que militam na área, e o Comitê Externo, formado por algum representante de outra instituição, que faz um link, digamos assim, com o CNPq, para a avaliação desses projetos", conta a Profa. Maria Acelina.

Desenvolvimento de novas tecnologias e patentes é o foco do PIBITI

A representante do Comitê Externo Cláudia Pessoa, acredita que a importância do programa PIBITI vem se fortalecendo a cada ano e tomando direcionamentos que levem tais projetos a serem inovadores e passíveis de ser absorvidos no mercado. "Esse trabalho vem sendo intensificado na coordenação da Profa. Maria Rita e com o apoio de diversos professores que estão somando esforços para que isso realmente alavanque dentro da instituição, o que vai dar um diferencial não só em nível institucional, mas em nível de Nordeste e até mesmo de Brasil. Então, a UFPI tem sido pioneira dentre as cidades do Nordeste por estar empreitando essa luta", revela.

Representantes dos Comitês Interno e Externo avaliam os trabalhos

Os representantes dos Comitês avaliaram de maneira otimista os trabalhos apresentados e dizem que é apenas  uma questão de tempo e desenvolvimento de pesquisa para que tais projetos venham a ser viabilizados e até comercializados. "Têm vários trabalhos que possuem uma viabilidade de serem absorvidos pelo mercado e é uma questão de tempo para que a cada ano venham a se fortalecer nesse propósito de vir a desenvolver um processo ou produto", diz a Profa. Cláudia Pessoa.

Os trabalhos apresentados concorrem ao Prêmio Destaque da Iniciação Tecnológica

O seminário já totaliza 530 trabalhos realizados por alunos participantes dos programas de incentivo à pesquisa científica e tecnológica que estão sendo apresentados de forma oral e através de pôsteres, sendo 328 trabalhos do PIBIC, 185 do PIBITI, nove de ICV e oito de bolsa IC/CNPq (Balcão). O seminário continua até amanhã (22), com a exposição de pôsteres pela manhã e no final da tarde a premiação dos trabalhos que foram destaque no evento, finalizando com apresentações culturais.

A Coordenadoria de Informação em Ciência e Tecnologia - CICT já divulgou a lista dos trabalhos que estão concorrendo ao Prêmio Destaque da Iniciação Tecnológica dentro do II Seminário em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2010.