Seminário de Iniciação Científica comprova a força da Pesquisa na UFPI

21/10/2010 14:25

"Nos próximos 10 anos a UFPI vai estourar na Pesquisa e na Pós-Graduação. Preparamos o terreno hoje para alcançarmos a dianteira do processo nos próximos anos". Com essa afirmação o reitor da  Universidade Federal do Piauí, Luiz de Sousa Santos Júnior revela um dos maiores desafios da Administração Superior, que vem sendo conquistado ao longo dos anos: tornar a UFPI referência em Pesquisa e Pós-Graduação.

A realização do XIX Seminário de Iniciação Científica e II Seminário em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, que acontece até amanhã (sexta) na Universidade Federal do Piauí, é reflexo disso.  No evento estão sendo apresentados 328 trabalhos do PIBIC, 185 do PIBIT, 09 de ICV e 08 de bolsa IC/CNPq (Balcão), totalizando 530 trabalhos realizados por alunos participantes dos programas de incentivo à pesquisa científica e tecnológica que estão sendo apresentados de forma oral e através de Pôsters. O Prof° Saulo Brandão, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação ressalta que "são os investimentos na Graduação, na Pós-Graduação e na Pesquisa que possibilitam a realização de eventos como este. Sem um PIBIC bom não haveria esse resultado. A pesquisa motiva os professores e com professores motivados teremos alunos motivados, com interesse de ingressar numa pós-graduação", disse.

Todos os campi da UFPI estão representados com stand no evento

Durante toda a manhã de hoje (21), no Espaço Rosa dos Ventos, os alunos participantes dos Programas PIBIC, PIBIC-AF, PIBIT e ICV da UFPI, dos campi de Teresina, Parnaíba, Picos e Bom Jesus, tiveram a oportunidade de expor o resultado dos trabalhos oriundos dos projetos de pesquisa aprovados nos Editais PIBIC, ICV e PIBIT da UFPI vigência 2009-2010. O Reitor Luiz de Sousa Santos Júnior esteve no local e prestigiou vários dos trabalhos que estavam sendo expostos pelos alunos.

A aluna Kaliny Henri, que cursa o último período do curso de Ciências Biológicas do Campus Profª Cinobelina Elvas, em Bom Jesus foi uma das alunas que expôs seu trabalho no evento. Sob a orientação do Prof° Flávio Ribeiro Dias, o trabalho de Kaliny, intitulado Plasticidade de células-tronco isoladas a partir do epitélio olfatório de cães sem raça definida (Canis familiares Linnaeus, 1758), foi um dos trabalhos que chamaram a atenção do Reitor.

O reitor parabeniza a estudante Kaliny Henri por seu trabalho

Kaliny afirma que o contato com a pesquisa cientifica foi muito importante na sua vida acadêmica, "o contato com a pesquisa nos dá a base para melhorar a nossa vida acadêmica e profissional. No caso do meu curso, nós não gostamos de ficar apenas em sala de aula, então a pesquisa é uma alternativa". A estudante é natural de Valença e escolheu estudar no campus da UFPI em Bom Jesus, pois segundo ela, "era uma Universidade nova que estava surgindo e assim eu teria a possibilidade de crescer junto com a UFPI. Além disso, os professores são novos e têm muito contato com os alunos, são muito acessíveis", disse.

Outro projeto visitado pelo Reitor Luiz Júnior foi a série de trabalhos orientados pela Profª Bartira Araújo da Silva Viana, intitulados Análise do processo de verticalização da zona Leste de Teresina - Piauí de 1980 a 2010, Análise do processo de verticalização das zonas Sul e Sudeste de Teresina - Piauí de 1980 a 2010 e Análise do processo de verticalização da zona Centro de Teresina - Piauí de 1980 a 2010, de autoria das alunas Lucineide Osterne, Francei Xavier e Liriane Gonçalves, respectivamente.

Professora Bartira Araújo posa junto com o Reitor e as alunas Liriane Gonçalves e Lucineide Osterne

O trabalho das alunas busca fazer um levantamento do processo de verticalização da capital nos últimos 30 anos e busca apontar os pontos positivos e negativos desse processo. A recém graduada Lucineide Osterne, que pesquisou esse processo na zona leste afirma que "o processo de fiscalização não é adequado, por isso é que acontecem os alagamentos. Os órgãos responsáveis deveriam tomar providências mais severas, pois o crescimento é desordenado. Na minha opinião o principal problema dos alagamentos é a falta de galerias."

A estudante Liriane Gonçalves apresenta o seu trabalho para o Reitor Luiz Júnior

Para Lucineide "a pesquisa ajuda a descobrir possibilidades que não são exploradas, além de contribuir para a qualificação profissional. A única ressalva que tenho é quanto à divulgação. As pesquisas da academia deveriam ter uma penetração maior na sociedade." A professora Bartira e suas orientandas aproveitaram a visita do Reitor para pedir a publicação em livro dos seus trabalhos.

PROGRAMAÇÃO DOS ÚLTIMOS DOIS DIAS:

Quinta-feira (21)

Local: Espaço Rosa dos Ventos

8:00 às 12:00 - Exposição de Pôsters

14:00 às 18:00 - Apresentação Oral (Iniciação Científica)

• Ciências da Vida - Local: auditório do CT
    Coordenadores: Profa. Dra. Gardene Maria de Sousa e
    Profa. Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva
  • Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes - Local: auditório CCHL
    Coordenadores: Prof. Dr. Francisco Alcide do Nascimento e
    Profa. Dra. Maria do Amparo B. Ferro
  • Ciências Exatas, da Terra e Engenharias - Local: auditório CCN