Seminário de Iniciação Científica aborda Desenvolvimento Tecnológico

20/10/2010 20:32

Desde 2005, a Universidade Federal do Piauí vem passando por uma revolução quanto à pesquisa científica, crescendo em termos de procura, de demanda e de qualidade. Agora, a UFPI vem procurando dar o apoio necessário também às atividades desenvolvidas pela área tecnológica, priorizando o aumento da produção.

A introdução da área tecnológica vem acontecendo desde 2008, com a implantação do PIBITI, consolidando-se através do I Seminário em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, realizado no ano passado, firmando compromisso para a formação de novos pesquisadores na área de tecnologia e inovação.

A exemplo do ano de 2009, este ano, o II Seminário em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação também vem agregado ao XIX Seminário de Iniciação Científica. O evento começou nesta quarta-feira (20), no auditório do CT.

Em quase duas décadas de tradição em divulgação e premiação de trabalhos, é o Seminário de Iniciação Científica, contudo, que tem maior visibilidade no decorrer do evento, afinal de contas o Brasil está entre os 13 maiores produtores científicos do mundo. Só na Universidade Federal do Piauí existem 32 núcleos de pesquisa credenciados.

O XIX Seminário de Iniciação Científica e II Seminário em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, que vai até sexta-feira (22), tem como objetivo avaliar e divulgar os resultados dos planos de trabalhos executados pelos discentes participantes dos Programas PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI e ICV da Universidade Federal do Piauí - UFPI, na vigência 2009/2010, vinculados aos projetos de pesquisa aprovados nos Editais PIBIC, ICV e PIBITI 2009-2010.

Valber Alves Freitas, do curso de Engenharia Civil, que apresentará trabalho sobre nível de qualidade do rio Poty durante o evento, defende que a produção científica está diretamente ligada à vida de toda a população e que, por isso, não pode parar. "Creio que este seja um avanço na pesquisa, afinal está relacionado à qualidade de vida das pessoas que consomem peixe, que banham no rio como lazer, etc. Então é um estudo que deve ser mantido. Tem que se estudar as causas da poluição e a solução para isso", afirma. "É importante para a gente ter a noção de que a iniciação científica na UFPI está crescendo. Isso me deixa muito feliz, até mesmo por fazer parte desse processo", conclui.

Valber apresentará trabalho sobre rio Poty

O trabalho sobre a avaliação das águas do rio Poty é resultado de estudo feito pelo aluno no período de abril de 2009 até julho de 2010, como parte do projeto do grupo de pesquisa orientado pelo Prof. Doutor Carlos Ernando da Silva, pós-graduado em Engenharia Sanitária.

Na tarde desta quarta-feira, a professora Doutora Maria Rita Santos ministrou a palestra Técnica de Redação de Patente, na qual alertou para os cuidados na condução de pesquisas que envolvam inventos e afirmou que "é uma mudança de pensamento de pesquisadores a de que há uma necessidade de proteção das tecnologias desenvolvidas dentro dos grupos de pesquisa".

Quanto ao próximo ano, Saulo Brandão, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, avalia que serão quase mil projetos apresentados. "Temos 400 trabalhos a serem apresentados, mas nós vamos ter mais 300 da Iniciação Científica Voluntária e acabamos de receber agora mais 120 bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio", relata. Com relação a essas últimas bolsas, Saulo Brandão se refere ao PIBIC-Ensino Médio, uma parceria firmada este ano entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e os Colégios Agrícolas de Teresina, Floriano e Bom Jesus.

Saulo Brandão - Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

PROGRAMAÇÃO DOS ÚLTIMOS DOIS DIAS:

Quinta-feira (21)

Local: Espaço Rosa dos Ventos

8:00 às 12:00 - Exposição de Pôsters

14:00 às 18:00 - Apresentação Oral (Iniciação Científica)

• Ciências da Vida - Local: auditório do CT
    Coordenadores: Profa. Dra. Gardene Maria de Sousa e
    Profa. Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva
  • Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes - Local: auditório CCHL
    Coordenadores: Prof. Dr. Francisco Alcide do Nascimento e
    Profa. Dra. Maria do Amparo B. Ferro