Seminário conta com mais de 500 trabalhos inscritos

20/10/2010 12:37

Começou nesta quarta-feira (20) e vai até a próxima sexta-feira (22), o XIX Seminário de Iniciação Científica e II Seminário em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. O evento divulga o resultado das pesquisas de jovens acadêmicos da Universidade Federal do Piauí, participantes dos Programas PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), PIBIC-AF (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas), PIBITI (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) e ICV (Iniciação Científica Voluntária).

O seminário vai premiar os melhores trabalhos de Iniciação Cientifica e Tecnológica com passagens e inscrições pagas para a Jornada de Iniciação Científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece próximo ano em Goiânia-GO.

A cada ano aumenta o número de trabalhos inscritos. Nesta 19ª edição, o seminário conta com 559 trabalhos das três áreas do conhecimento - Ciências da Vida; Humanas e Sociais, artes e letras; Ciências exatas, da terra e engenharia. Destaque para a interiorização da pesquisa, feita através da significativa participação de pesquisadores dos todos os campi da UFPI no interior.

Para o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, o Seminário é a prova maior do compromisso com pesquisa. "Os números de crescimento dos grupos de pesquisa, trabalhos inscritos e de todos os indicadores de pesquisa demonstram que a UFPI cresce muito. O Pibic é uma prioridade e deve ficar ainda maior nos próximos anos", garante Luiz Júnior.

Além disso, os resultados práticos e a formação de recursos humanos são o ponto forte do evento. "Essas pesquisas vão implicar na ampla formação de recursos humanos, que possibilitam dar continuidade aos trabalhos da UFPI e gerar novos conhecimentos", disse Jaíra Alcobaça, coordenadora Geral de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Para o Pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Saulo Brandão, eventos como estes seminários formam os alunos/pesquisadores que vão transformar em pesquisa, as riquezas do Piauí. "A UFPI cumpre bem o seu papel de formar pesquisadores. Esses pesquisadores vão ser responsáveis pelas mudanças do Estado. Quem ganha é o Piauí".