UFPI participa do 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn)

14/10/2010 15:28

A Universidade Federal do Piauí participou do 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), evento promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem, que congregou 4.000 profissionais de Enfermagem entre Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem. A professora Drª. Maria do Livramento Fortes Figueiredo, do Departamento de Enfermagem da UFPI, fez parte da delegação do Piauí.

A delegação do Piauí apresentou 62 trabalhos científicos durante o evento

Todos os estados brasileiros se fizeram presentes. A delegação do Piauí foi constituída de 58 inscritos que irão apresentar 62 trabalhos científicos, nas modalidades de apresentação oral e pôster dialogado, dos quais 20 estarão concorrendo aos Prêmios Nacionais. Esta crescente participação do Estado com tantas produções científicas, em eventos desta magnitude, deve-se especialmente ao êxito do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Enfermagem implantado na Universidade Federal do Piauí (UFPI) desde 2007.

A docente e pesquisadora da UFPI Maria do Livramento Fortes Figueiredo destaca que a a produção deste conhecimento na área de Enfermagem bem com sua difusão no Brasil e em alguns países vem se feita com muita determinação por docentes, pesquisadores(as), graduandos(as) e mestrandos(as) do Departamento de Enfermagem da UFPI.

Cinco das 22 obras lançadas são produções científicas do Departamento de Enfermagem da UFPI

Ela ressalta ainda o destaque do Piauí na seção de lançamentos de livro, pois entre as 22 obras lançadas neste conclave, 05 (cinco) eram oriundas da produção científica do Departamento de Enfermagem da UFPI, duas delas são resultantes de excelentes dissertações de mestrado, quais sejam: A Percepção da Mulher Idosa obre sua Sexualidade (Jaqueline Carvalho e Silva e Maria do Livramento Fortes Figueiredo) e Os Saberes e Práticas de Cuidadores de Idosos com Alzheimer (Eronice Ribeiro de Morais e Maria do Livramento Fortes Figueiredo). Consideradas pela crítica como obras de grande relevância para população geral, especialmente, para o grupo da terceira idade, mas que também poderão servir de guia para os cuidadores, tanto os profissionais (Enfermagem), como os familiares.