Presidente Lula garante inauguração e concurso para HE até dezembro

14/10/2010 15:05

O presidente Luís Inácio Lula da Silva e o Ministro da Educação Fernando Haddad visitaram nesta quinta-feira o Hospital Escola da Universidade Federal do Piauí. Acompanhados pelo reitor Luiz de Sousa Santos Júnior e de várias autoridades do Governo Estado, o presidente conheceu as instalações do hospital e garantiu que, passado o período eleitoral, vai autorizar o concurso público que garante a sua abertura total.

Durante a visita, o reitor Luiz Júnior ressaltou a importância da obra. "Esse hospital era a última obra inacabada da Universidade Federal do Piauí. Há 22 anos todos esperam sua conclusão e até dezembro ele será inaugurado pelo presidente. Os últimos orçamentos já foram repassados e os equipamentos serão instalados. A nossa última pendência era a abertura de vagas, o que o presidente nos garantiu que vai acontecer", disse o reitor.

Recebido por vários operários, Lula tirou foto e agradeceu o carinho. "O presidente Lula e o Ministro Fernando Haddad são os responsáveis por esse crescimento estrondoso que a UFPI teve nos últimos anos. Nossos indicadores não nos deixam mentir. Hoje somos bem melhores na graduação, pesquisa, pós-graduação e com o funcionamento do hospital em 2011, podemos ter certeza que a UFPI será ainda mais competitiva", ressaltou Luiz Júnior.

Na obra de requalificação já foram investidos R$ 53 milhões. O Hospital Escola contará com 214 leitos, sendo 21 deles de UTI, 15 adultas e 6 pediátricas, o que representa um acréscimo de mais de 30% de UTIs públicas de todo o estado.

Muito mais do que apenas aumentar o número de leitos de UTIs, o Hospital Escola será referência em alta complexidade, atendendo em diversas áreas como: hemodinâmica, cirurgia cardíaca, cirurgia bariátrica, transplante de órgãos, neurologia, oncologia e ortopedia.

O Hospital contará ainda com: 10 salas para cirurgias de alta complexidade, 04 salas para pequenas cirurgias, 03 salas para cirurgias odontológicas, 19 salas para exames especializados, 12 salas para análises clínicas e patológicas, 214 leitos para internação (com capacidade para 3 ou 5 pacientes cada), além de 54 consultórios e 03 salas para discussão de casos, voltados à prestação de serviços médicos e ao ensino teórico/prático nas ciências da saúde. Quando concluído, o Hospital contará com 34.599,62 m² de área total, sendo 12.404,26 m² de área externa e 22.195,36 m² de área construída.

Clínicas que Funcionarão:

Cirurgia Geral                                                                            Pediatria

Cirurgia Proctológica                                                                  Ginecologia/Mastologia

Cirurgia Cabeça e Pescoço                                                          Neurologia

Cirurgia Torácica                                                                        Ortopedia

Cirurgia Vascular                                                                        Oftalmologia

Clínica Médica/Reumatologia                                                         Urologia

Hematologia/Oncologia                                                                Otorrinolaringologia

Gastroenterologia                                                                       Cirurgia Buco-maxilo-facial

Endocrinologia                                                                            Anestesiologia

Cardiologia                                                                                  Patologia

Nefrologia                                                                                    Psicologia