Seminário discute cultura afro-brasileira e indígena em Campina Grande/PB

08/10/2010 16:02

"Educação para as relações étnicorraciais" é o tema do III Seminário Nacional de Estudos de Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEAB-Í). O evento é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) através da ação conjunta de três grupos de pesquisa: História e Cultura Afro-brasileira, História, Cultura e Ensino e Cotidiano, cidadania e educação. Também integra a organização do evento a coordenação do Curso de Especialização em História e Cultura Afro-brasileira, realizado na da UEPB e um dos primeiros do gênero no Brasil. O seminário acontecerá de 16 a 19 de novembro, com atividades concentradas no Centro de Educação - CEDUC I, da UEPB, na unidade do bairro do Catolé.

A iniciativa é concretizada a partir das pesquisas e discussões efetuadas pelos grupos, bem como a partir das experiências didático-pedagógicas do referido Curso de Especialização, tendo por objetivo manter o diálogo entre universidade e sociedade acerca das histórias e culturas afro-brasileira e indígena, de modo a colaborar com a construção de novas relações sociais fundamentadas no respeito às diferenças culturais. Os interessados em participar já podem efetuar a inscrição online, até o dia 05 de novembro, no site www.neabiuepb.com.br.

O III Seminário Nacional de Estudos de História e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas reunirá professores, pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação, comunidades quilombolas e indígenas, bem como de terreiros e militantes negros para debater estratégias educacionais para a implementação das leis federais que permeiam essa área cultural, a saber: Lei 10639/2003, que traz a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em todos os estabelecimentos educacionais do país; Lei 11/645/2008, que complementa a lei anterior, trazendo também a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Indígena em todo o país.

O NEAB-I pretende incentivar a ampliação das discussões sobre a condição da população negra e indígena no Brasil contemporâneo, refletindo, principalmente, sobre o Estado brasileiro e a efetivação de ações inclusivas da população negra em todos os setores da sociedade. As inscrições estarão divididas em três categorias: 1) Estudante de Graduação, Graduados, integrantes de movimentos sociais e professores/profissionais da rede básica; 2) Estudantes de Pós-Graduação; 3) Professores Universitários.

Para obter mais informações acesse o site: www.neabiuepb.com.br ou no e-mail: contato@neabiuepb.com.br Tel:.(83) 3058-4663.