Alunos de Bom Jesus participam de aula prática no litoral piauiense

05/10/2010 17:56

Pela primeira vez, alunos do curso de Ciências Biológicas (5º período) do Campus Universitário Professora Cinobelina Elvas - Bom Jesus, juntamente com as professoras de zoologia Luciana B. Silva e Fabiana E C dos Santos e o professor Francisco J.P. Filho (Núcleo de Pesquisa em Biogeoquímica), estiveram no litoral piauiense.

No período de 6 a 10 de setembro esse grupo realizou aulas práticas de invertebrados, desenvolvendo atividades de observação dos diferentes biomas, coleta e identificação de invertebrados marinhos em seu habitat natural. Os animais coletados estão sendo triados e identificados para compor a coleção didática do Laboratório de Zoologia do referido campus.

Foram também realizadas coletas de água e sedimentos, como parte do projeto INCT - transferência de materiais Continente- Oceano. Estas atividades foram importantes para os alunos da disciplina Invertebrados II, que reafirmaram a teoria com a prática.

A aula prática contou com a presença e orientação do Dr. Rodrigo M L dos Santos, pós-doutorando da USP. Também marcaram presença o Prof. MSc. Manoel Lopes da Silva Filho e o diretor do campus Prof. Dr. José Lindenberg Rocha Sarmento, que disponibilizaram a infra-estrutura necessária para a realização do evento.

Alunos e professores consideraram que a experiência gerou excelentes resultados. O laboratório de Zoologia também foi beneficiado, uma vez que foram realizadas coletas de invertebrados marinhos para compor a coleção didática, a qual será utilizada por toda a comunidade acadêmica.