8ª RURALTEC segue até sexta-feira (8)

04/10/2010 14:24

O Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí (CCA-UFPI) promove de 6 a 8 de outubro a 8ª edição da Semana do Produtor Rural do Meio-Norte RURALTEC, que acontecerá no CCA. No evento, promovido pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí (CCA-UFPI), serão realizadas palestras, minicursos, exposições de equinos, cães e equipamentos agrícolas, bem como exposição de stands de produtos e serviços de instituições públicas e privadas.

Entre os temas que constam na programação do Ruraltec está o "Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas". A temática será apresentada pela primeira vez no Piauí através de uma palestra da  Dra. Denise de Deckers do Amaral, integrante do MAPA (Ministério do Abastecimento, Pecuária e Agricultura). O propósito dessa abordagem é consolidar uma economia de baixa emissão de carbono na agricultura.

Os minicursos também estão com temas bastante atrativos. Com carga horária de 8 horas, um dos minicursos traz a "Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) nas condições do Meio Norte Brasileiro". Entre os demais que integram a programação estão: "Formulação de Rações Balanceadas para Aves e Suínos"; Cortes Especiais em Caprino e Ouvinos"; "Uso Racional de Agrotóxico"; "Produção de mudas frutíferas enxertadas"; "Produção de Peixes", entre outros.

Professor do CCA e um dos coordenadores do evento, Acrísio Sampaio cita algumas metas do Ruraltec: ''Nosso objetivo vai além de consolidar o evento no calendário da UFPI, pois queremos tornar acessível tanto ao estudante universitário quanto ao produtor rural a tecnologia desenvolvida por empresas para o progresso do setor primário. Foi por isso que convidamos muitas instituições ligadas a agricultura e criação de animais. O evento cresce a cada ano, e a procura pelo stands é bastante alta'', comenta o coordenador do Ruraltec.

Coordenador do Ruraltec destaca o crescimento do evento

É importante lembrar que haverá o lançamento do livro ''A Cultura do Feijão-Fava no Meio Norte do Brasil'', organizado pelos  Professores da UFPI Dra. Regina Lúcia Ferreira Gomes, Dra. Ângela Celis de Almeida Lopes e o Dr. Ademir Sérgio Ferreira de Araújo.

O evento receberá professores de outras instituições e técnicos de algumas empresas para ministrar as palestras e os minicursos. Haverão stands das seguintes instituições: SEBRAE, SENAR, CODEVASF, EMATER, SEDUC, Secretaria da agricultura dos municípios, MAPA, DNOCS, Empresa Suzano, INCRA, CONAB, Cachaça Mangueira, Empresa Vetinil e Kenel Clube.

Alunos e produtores rurais podem se inscrever na Secretaria Administrativa do próprio centro, das 9h às 11h30 e das 15h às 17h30. O valor da inscrição é de R$ 10,00.

Confira a programação.