Brasil Brasil Acesso

Notícias

II SemiPI e IV WorPITec terminam com balanço positivo

II SemiPI e IV WorPITec terminam com balanço positivo

01/10/2010 18:25

Na manhã desta sexta-feira (01) o II Seminário de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico (SemiPI) e IV Workshop de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica (WorPITec) deram início ao seu último dia de palestras.

O pesquisador em Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Jesiel da Silva Nunes proferiu a palestra, Uso da informação tecnológica contida nos documentos de patentes, onde abordou a importância da informação tecnológica na formulação de novas pesquisas. O pesquisador afirmou que "as informações são essenciais na formação e na melhoria do perfil do profissional que as universidades estão formando".


O pesquisador Jesiel Nunes ressaltou ainda que um evento dessa natureza "é importante para que se tome conhecimento dos sistemas e estratégias de pesquisa nas universidades e para a melhor formação dos alunos".

 

SEGUNDA PARTE DO DIA

Já na parte da tarde, uma das palestras foi Avanços e perspectivas da inovação na empresa nacional, ministrada por Rubens de Oliveira Martins, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e, atualmente, assessor da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia). A palestra abordou a questão das políticas públicas em relação à inovação nas grandes e pequenas empresas do país.


"As empresas, no Brasil, ainda têm uma dificuldade em compreender o mecanismo de inovação. Quem tem avançado mais são as grandes empresas, que já possuem até institutos internos de pesquisa. As micro e pequena empresas estão começando a mudar por conta de ações articuladas das políticas de inovação do MCT e do SEBRAE", explica Rubens. Só este ano o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDS) investiu R$ 1,6 bilhão em empresas que apostaram na inovação.


Ainda segundo Rubens, as universidades dão uma grande contribuição através da própria pesquisa. "A universidade, hoje, é estratégica para garantir pessoas capacitadas para lidar com inovação", finaliza.

 

AVALIAÇÃO POSITIVA

Os eventos foram uma realização do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (NINTEC/UFPI), coordenado pela professora Maria Rita Santos, que avaliou o evento de forma bastante positiva. "Conseguimos um público que veio e acreditou que o nosso seminário era de qualidade e que foi montado de forma estratégica em prol do desenvolvimento da universidade, da própria qualidade dos cursos da instituição e do pesquisador", comemora.

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.