Recursos genéticos são discutidos no II SemiPI /IV WorPItec

30/09/2010 18:53

Terminam nesta sexta (01) o II Seminário de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico (SemiPI) e IV Workshop de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica(WorPITec), que acontecem desde a quarta-feira (29) no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí.

Na tarde desta quinta-feira, os participantes receberam a palestra "A proteção ao patrimônio genético: pesquisa e desenvolvimento tecnológico", com o ministrante Antônio do Socorro Ferreira Pinheiro, mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Amazonas e coordenador executivo do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) na Amazônia Ocidental.

Na palestra discutiu-se, de uma maneira geral, a relação entre pesquisadores e o patrimônio genético - seja este animal, vegetal ou microbiológico - principalmente as questões éticas, legais e burocráticas. Abordou-se ainda a questão do conhecimento tradicional, vindo de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, e de sua importância fundamental nas pesquisas, tantos as comerciais quanto as científicas.

Antônio Pinheiro ressaltou, por fim, através da apresentação de uma cartilha, a dedicação em fazer com que esses populares, os chamados provedores genéticos, entendam o valor dos conhecimentos que guardam e que sejam incentivados à conservação e ao uso sustentável.

O tema pode ser direcionado às mais diversas áreas, desde aquelas que estão relacionadas à questão do acesso ao patrimônio genético - como químicos, físicos e biólogos - até sociólogos e antropólogos. Mesmo aqueles de cursos que não apresentam afinidade com o tema compareceram à palestra. "Eu faço Administração, que é outro ramo, então, na verdade, eu vim para conhecer o tema que estavam abordando, que eu achei muito interessante, justamente porque a gente não estuda esse tipo de coisa", diz Larisse Summer, do curso de Administração da UFPI.

O IV Workshop de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica(WorPITec) acontece nesta sexta-feira, abordando o Uso a Informação Tecnológica Contida nos Documentos de Patentes, Avanços e Perspectivas da Inovação na Empresa Nacional e Incentivo ao Empreendedorismo na UFPI.