Pesquisador da UFPI obtém biodiesel através do óleo usado em fritura

30/09/2010 16:13

Mestre em Química pela UFPI, Gilvan Moreira da Paz desenvolveu no seu mestrado uma pesquisa de suma importância para o meio ambiente e aquisição de fontes alternativas de energia: A obtenção do biodiesel através do óleo doméstico usado em frituras.

O projeto intitulado ‘' Preparação, Caracterização, e Utilização de óxidos de metais alcalino-terrosos para obtenção de biodiesel a partir do óleo usado em frituras'', orientado pelo Professor Dr. da UFPI Edmilson Miranda de Moura, utiliza óleo doado pela comunidade à AGESPISA, que é posteriormente repassado á UFPI, sendo usado na pesquisa.

Gilvan defendeu sua dissertação de mestrado no dia 27/09/2010

Segundo o pesquisador, usar esse material doméstico na pesquisa é também agir em prol do meio ambiente: ‘' Se o óleo for descarregado no sistema de esgotos, contribui-se bastante para a contaminação da água, dificultando o tratamento. Conseqüentemente, fornecer o óleo caseiro para este projeto é contribuir para o benefício do meio ambiente e da saúde de todos'', afirma Gilson Moreira.

Para que o óleo de fritura se torne biodiesel utilizável como combustível para veículos automotores, há um processo de filtragem, neutralização e tratamento químico especial, que tem o potencial de ser um método mais barato que o processo usado na indústria convencional: ‘' As indústrias de biodiesel no Brasil usam o óleo vegetal como matéria prima, além de utilizarem componentes no tratamento que não podem ser aproveitados em novos processos. Nesse projeto, além da matéria prima ser o óleo de cozinha, adquirido a preço simbólico, há a utilização do óxido de extrôncio, que pode ser reutilizado várias vezes, trazendo economia na produção do biodiesel'', explica o pesquisador e mestre pela UFPI.