SemiPI/WorPITec debatem propriedade intelectual e inovação tecnológica

30/09/2010 11:51

Valoração de Tecnologia. Este foi o tema da primeira palestra do II Seminário de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico (SemiPI) e IV Workshop de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica(WorPITec) que acontecem até sexta-feira(01/10) no Cine Teatro da UFPI. A encarregada de falar do assunto foi a Mestre em Engenharia Nuclear e representante da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Lourença Francisca da Silva.

Lourença Francisca da Silva falou sobre Valoração de Tecnologia

"A transmissão desse conhecimento é fundamental no meio acadêmico porque nele são geradas tecnologias que precisam ser aprimoradas e transferidas para o mercado. A valoração é uma importante ferramenta de transmissão tecnológica", explicou Lourença da Silva.

Para a coordenadora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NINTEC), professora Maria Rita Santos, o evento cumpre o papel de disseminar e divulgar a cultura da propriedade intelectual e empreendedorismo, aspectos que levam ao desenvolvimento tecnológico. "Nosso chamamento principal é para que haja a participação no evento, de empresas, pesquisadores e inventores de modo geral", disse a coordenadora.

Os Requisitos de direitos de propriedade intelectual em Biotecnologia foi o assunto abordado pela pesquisadora e Pós-Doutora em Farmacologia, Cláudia do Ó Pessoa. "É preciso trazer o conhecimento da importância da Biotecnologia para o crescimento da pesquisa no país, bem como informar quais os meios e onde proteger o conhecimento biotecnológico", disse Cláudia Pessoa.

Comunidade acadêmica lota Cine Teatro da UFPI para participar do SemiPI/WorPITec

Gercileide Machado, estudante do curso de Agronomia da UFPI, acredita que eventos como o SemiPI e WorPITec acrescentam conhecimento e abrem o leque sobre desenvolvimento de novas tecnologias à comunidade universitária. "Participando de eventos desse porte podemos saber o que nos espera na busca pelo conhecimento tecnológico", disse a estudante.

Na tarde desta quinta-feira (30) acontecem as palestras "A proteção ao patrimônio genético: pesquisa e desenvolvimento tecnológico', ministrada por Antônio do Socorro Ferreira Pinheiro ( mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas), ‘Programas de computador e internet,proteção ao software' e ‘Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas".

Pela manhã, o evento foi aberto com a participação dos pró-reitores de Pesquisa e pós Graduação, Saulo Brandão, de Planejamento, Arimateia Lopes, de Assuntos Estudantis e Comunitários Nadir Nogueira, de Extensão Glória Moura, do diretor do Centro de Ensino a Distância, Gildásio Guedes e de cerca de 200 alunos e professores da UFPi e de outras universidades e instituições..

O II SemiPI e VI WorPITec encerram nesta sexta-feira(01/10) com a realização de palestras e workshops sobre inovação e tecnologias.