Mini-cursos abrem programação do II SemiPI e IV WorPITec

29/09/2010 16:29

Teve início nesta quarta-feira (29), na Universidade Federal do Piauí, o II Seminário de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico (II SemiPI) e o IV Workshop de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica (WorPITec). O evento é organizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Piauí (Nintec) e segue até sexta-feira (01/10).

Cerca de 200 participantes no II SemiPI e o IV WorPITec

No primeiro dia de evento acontecem dois mini-cursos. Na sala de videoconferência da PREX, José Carlos de Urquiza e Silva (UFPB / Rede NIT-NE), ministra o mini-curso Busca de Anterioridade e Classificação Internacional de Patentes. "Apresentamos aqui uma visão internacional de patentes, onde o pesquisador pode inclusive levantar países e empresas que possam ser seus possíveis parceiros", declara José Carlos Urquiza.

Palestrante José Carlos Urquiza orientando os participantes na busca de anterioridade no seu mini-curso

Para um dos coordenadores do Nintec, professor Sérgio Leal, um evento para discutir a propriedade intelectual é fundamental para a Universidade. "Nessa edição inovamos colocando os mini-cursos que abordam temas atuais. Assim ajudamos na formação de recurso humano capacitado, além de despertamos nos alunos o espírito empreendedor e inovador", enfatiza Sérgio Leal.

Já no Cine Teatro está acontecendo o mini-curso Gestão de Projetos em PI, ministrado por Lourença Francisca (CNEN), que está trazendo aos participantes noções de como elaborar bons projetos tecnológicos. "Esse mini-curso tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância de se ter bons projetos, trazemos para eles uma visão nacional, o que acaba por despertar neles novos horizontes", destaca Lourença Francisca.

Lourença Francisca falando da importância de projetos bem elaborados na hora de conseguir parcerias

O evento, que tem cerca de 200 inscritos, já tem dado novo ânimo aos estudantes que se interessam pela área, como é caso da aluna do 4º período de Engenharia Elétrica, Rejanne Melo. Ela ressalta a qualidade dos palestrantes e como o mini-curso tem ampliado seus conhecimentos. "O evento está excelente, os mini-cursos tem sido bem didáticos, com linguagem acessível aos graduandos que estão tendo a oportunidade de adquirir mais conhecimentos sobre elaboração de projetos e a questão das patentes", explica.

2º dia

Na quinta-feira (30) acontece o credenciamento de 7h30 as 8h no Cine Teatro (localizado no espaço Rosa dos Ventos), onde durante o dia serão realizadas palestras direcionadas à área de tecnologia, como Marcas legais em Biotecnologia - ministrada por Cláudia do Ó Pessoa (RENORBIO), Acesso ao Patrimônio & Inovações - ministrada por Maria Celeste Emerick (FIOCRUZ) e outros

Confira a programação completa do II SemiPI e do IV Workshop.