III Ciclo de Debates sobre História da Imprensa incentiva pesquisa

29/09/2010 15:41

"Fazer a ponte entre a história e o jornalismo", esse é um dos principais objetivos do III Ciclo de Debates sobre História da Imprensa, que acontece durante toda esta quarta-feira (29) no auditório do CCE e tem como tema "As Fronteiras entre Mídia e a História". O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM), coordenado pela professora Drª Jacqueline Lima Dourado.

No período da manhã os alunos que fizeram a inscrição no Ciclo de Debates tiveram a oportunidade de assistir às palestras de quatro pesquisadores que utilizam a mídia e a história em seus trabalhos. O primeiro palestrante do evento foi o Bacharel em Publicidade Heráclito Júlio dos Santos, com a palestra "A publicidade no rádio nos anos 60 e 70", logo em seguida a Profª Ms. Maria Lindalva Silva Santos expôs seu trabalho intitulado "A força de um ideal: História e Memória da primeira TV piauiense".

O Profº Drº Odailton Aragão Aguiar e a Profª Drª Teresinha Queiroz foram os dois outros palestrantes da manhã, com suas palestras intituladas respectivamente "O riso na mídia: o Barão de Itararé e seus almanhaques - Os almanaques do jornal A manha" e "O jornal como fonte na pesquisa historiográfica". A Profª Drª Teresinha Queiroz, afirmou que "o mais importante de um evento como este é marcar a condição de interdisciplinaridade das pesquisas através da mídia, dos jornais e da história".

A estudante do 2° Período de Comunicação Social da UFPI, Isabela Lopes, que já participou de edições anteriores do Ciclo de Debates sobre História da Imprensa, ressaltou a importância do evento para despertar nos alunos o interesse em relação à pesquisa científica. Já para a Profª Drª Jacqueline Dourado, o evento serve para "não limitar o aprendizado somente à sala de aula, pois além do ensino a universidade se ampara também em pesquisa e extensão. Tudo isso está enquadrado dentro da abrangência da universidade".